A Polícia Técnica da Bahia montou estruturas específicas com atendimento especializado em dois postos nos circuitos do Carnaval para a realização de perícias de crimes contra a dignidade sexual. As unidades, localizadas em Ondina (Avenida Milton Santos) e na Praça da Piedade, contarão com equipes formadas por mulheres para atendimento e acolhimento das vítimas.
“Os dois postos funcionarão 24 horas e ficarão próximos aos Postos SERVIR da Polícia Civil e aos Postos Avançados da PM Maria da Penha. Desta forma, no momento do registro da ocorrência a vítima já poderá realizar o exame pericial”, explicou Osvaldo Silva, Diretor-Geral da Polícia Técnica.
Outro objetivo importante será a garantia imediata da coleta dos vestígios. Por meio dos exames periciais nas amostras coletadas é possível a produção da prova material e até indicação de autoria. Quanto mais tempo demorar o atendimento e a coleta, menor a chance da perícia encontrar vestígios biológicos com o DNA do autor.
Ao todo, o DPT contará com seis Postos Operacionais. Além da Piedade e Milton Santos, foram instaladas unidades na Barra — Rua Alfredo Magalhães; Campus da UFBA; Passeio Público e Santo Antônio Além do Carmo. Embora existam as duas unidades especializadas, com exceção do posto no Santo Antônio Além do Carmo, todos os outros estão habilitados para a realização das perícias de crimes sexuais.
Essa iniciativa reforça a resposta da segurança pública durante o Carnaval, facilitando o atendimento imediato às vítimas e fortalecendo a coleta de evidências. O que você pensa sobre essa aposta da polícia para prevenir e apurar crimes de violência sexual em grandes eventos? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments