Pedidos de impeachment, quebras de sigilo e investigações colocam Toffoli como alvo de três frentes no Senado

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


Apesar de ter deixado a relatoria do caso Master no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Dias Toffoli pode não se livrar de novas investigações sobre suas relações com o banqueiro Daniel Vorcaro. No Senado, a tendência é que ele enfrente três frentes paralelas de apuração.

A CPI do Crime Organizado deve reunir-se deliberativamente no próximo dia 24. O presidente do colegiado, senador Fabiano Contarato (PT-ES), promete levar à votação requerimentos ligados ao caso Master, incluindo itens que envolvem familiares de Toffoli.

Contarato já apresentou pedidos para quebra dos sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático da Reag Investimentos e de João Carlos Mansur, no âmbito das apurações sobre o Banco Master. A Reag entrou no radar após a Comissão de Valores Mobiliários iniciar um pente-fino em operações envolvendo o Master e a gestora.

Com as denúncias, a Polícia Federal passou a investigar o fundo Reag. Em seguida, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial da empresa.

A CPI do Crime Organizado afirma que cumpre uma função constitucional de investigar organizações criminosas que se valem do sistema financeiro e não pode se omitir diante deste escândalo.

Uma segunda frente é o impeachment. Nesta quinta (12), o partido Novo protocolou mais um pedido com 51 assinaturas, incluindo o senador Paulo Paim (PT-RS).

Lideranças do Novo afirmam que Toffoli não tem moral para continuar, alegando que, como relator da investigação do Master, ele recebeu dinheiro de um fundo ligado à instituição e tomou decisões que, segundo o Novo e aliados, dificultaram a apuração.

O conjunto de requerimentos já chega a 25 pedidos de impeachment; três citam o Master como motivação. Os três mais recentes foram protocolados em 26 de janeiro de 2026, 3 de fevereiro de 2026 e 6 de fevereiro de 2026, e aguardam despacho do presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Em 2025, foram quatro pedidos de impeachment pendentes de análise. Dois foram apresentados em 12 de agosto de 2025; um deles cita a decisão de 20 de dezembro de 2023 que suspendeu o pagamento de multa de R$ 10,3 bilhões à J&F, em acordo de leniência da Lava Jato.

Uma terceira frente que pode se abrir contra Toffoli está na comissão independente, presidida pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL). O grupo, formado por sete senadores, pretende acompanhar as investigações do caso Master.

A iniciativa ocorre no âmbito da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e funciona como um grupo de trabalho com poderes para solicitar informações oficiais, apresentar requerimentos de convocação e promover debates públicos sobre o andamento das apurações.

A comissão terá atuação semelhante à de uma CPI informal, acompanhando investigações que tramitam sob sigilo no STF e no TCU. Após encontros com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e com o presidente do STF, Edson Fachin, Renan defendeu que o grupo tenha acesso a todos os documentos.

Renan Calheiros ressaltou que o papel do Senado é fortalecer a Polícia Federal, o que pode implicar o envolvimento do ministro Dias Toffoli com Daniel Vorcaro.

E você, o que pensa sobre o equilíbrio entre investigações, impeachment e a atuação do Senado na revisão de casos como o Banco Master? Compartilhe sua opinião nos comentários e participe da discussão.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Sturaro cola na corda de Bell Marques durante Carnaval de Salvador

O Bloco da Quinta, puxado por Bell Marques no primeiro dia oficial do Carnaval de Salvador, ganhou um reforço inusitado na última quinta-feira...

Moraes pede vista em julgamento que discute anistia por ocultação de cadáver

Meta descrição: STF discute a aplicação da Lei da Anistia em casos de ocultação de cadáveres da ditadura, com repercussão geral para decisões...

Mãe de garotos baleados por secretário estava em SP na hora do crime

Tragédia em Itumbiara: secretário de Governo mata os filhos e comete suicídio; investigação denuncia homicídio consumado e tentativa seguida de autoextermínio Goiânia – Um...