O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), afirmou que a capital baiana vive o melhor Carnaval já realizado pela gestão municipal, destacando a operação logística estruturada para atender ao grande volume de foliões nos circuitos. Em entrevista ao Bahia Notícias neste domingo (15), ele também comentou os casos de baleados durante a festa e destacou a estrutura de segurança adotada.
Sobre os baleados, o prefeito disse lamentar a situação e ressaltou que, mesmo com o intenso trabalho de revista para acesso aos circuitos, não há festa de rua no mundo com operação dessa magnitude. “Todos que vão ao circuito são revistados para entrar”, afirmou.
Bruno Reis explicou que, para melhorar a circulação no trecho mais estreito do percurso, foram adotadas medidas operacionais na saída dos trios na Barra, incluindo a implantação de uma plataforma para ambulantes e, logo depois, a atuação de uma barreira da Guarda Municipal Permanente, especialmente nas saídas das grandes atrações.
Ele também destacou que, apesar do público expressivo, não houve vítimas fatais. “Pelo universo de 2 milhões de pessoas, é possível que ocorra algum incidente, mas, graças a Deus, não tivemos fatalidades e agimos de imediato, com a Guarda Municipal e a Polícia Militar”, disse.
Sobre o público, o prefeito destacou o crescimento no circuito Campo Grande, que, segundo ele, superou a Barra-Ondina na quinta-feira de Carnaval. “Foi a quinta-feira mais forte de toda a história no centro. Pela primeira vez, desde a existência do Carnaval, tivemos mais gente na região central do que na Barra-Ondina. Ontem chegamos a quase 1 milhão e 50 mil pessoas na Barra-Ondina e quase 500 mil no centro. Se somarmos os outros circuitos, chegamos a cerca de 2 milhões de foliões”, afirmou.
De acordo com o prefeito, o sábado registrou o melhor desempenho operacional já visto durante a folia, com os serviços públicos funcionando bem e as ações da prefeitura contribuindo para o equilíbrio entre segurança e mobilidade.
Entre as medidas destacadas, está a criação da linha gratuita na região da Garibaldi para melhorar a mobilidade na saída dos circuitos. “A linha Garibaldi foi um verdadeiro sucesso. Tiramos a grande concentração da saída da Garibaldi e da Milton Santos, transportando mais passageiros e deixando o trânsito mais fluido”, avaliou.
O prefeito também ressaltou as estruturas de apoio aos ambulantes, como transporte, segurança para mercadorias e serviços básicos. “Você vê a quantidade de ambulantes voltando para casa com o carro do transporte, o carro do cadeado que garante a guarda das mercadorias, além de restaurantes populares, pontos para tomar banho, recarga de celular e descanso”, afirmou.
Ao fazer um balanço geral da festa até o momento, Bruno Reis afirmou que a experiência da equipe municipal contribuiu para o resultado positivo. “Dos 11 carnavais que realizamos, este é o melhor. A equipe está mais experiente, com mais know-how e políticas públicas voltadas para todos que trabalham”, concluiu.
E você, o que achou das medidas adotadas pela Prefeitura de Salvador neste Carnaval? Compartilhe sua impressão nos comentários e conte como foi a sua experiência nos circuitos.

Facebook Comments