EUA: Jesse Jackson, ativista dos direitos civis, morre aos 84 anos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


O pastor Jesse Jackson, um dos mais influentes líderes dos direitos civis dos Estados Unidos, morreu aos 84 anos. O falecimento foi anunciado nesta terça-feira (17/2) pela família, que destacou a trajetória do ativista e seu trabalho pela justiça e pela dignidade de milhões de pessoas.

Criado no sul segregado, Jackson foi próximo a Martin Luther King Jr. e esteve presente quando King foi assassinado em Memphis, em 1968. Ao longo da vida, ele lançou duas frentes de atuação: a Operation PUSH, em 1971, e, doze anos depois, a National Rainbow Coalition, ampliando a mobilização por direitos civis e inclusão.

Jackson também disputou a nomeação do Partido Democrata à presidência em 1984 e 1988, além de atuar em negociações diplomáticas, missões humanitárias e campanhas contra a discriminação racial, deixando um legado marcado pela defesa dos direitos civis nos Estados Unidos.

Veja o trecho da mensagem divulgada pela família: “É com profunda tristeza que anunciamos o falecimento do líder dos direitos civis e fundador da Rainbow PUSH Coalition, o reverendo Jesse Louis Jackson Sr.” O comunicado lembra que ele morreu pacificamente, cercado pela família, e reforça que seu compromisso com a justiça, a igualdade e os direitos humanos ajudou a moldar um movimento global por liberdade e dignidade.

O reverendo Jackson deixa a esposa, Jacqueline; os filhos Santita, Jesse Jr., Jonathan, Yusef e Jacqueline; a filha Ashley Jackson; e netos. Ele foi precedido na vida pela mãe, Helen Burns Jackson; pelo pai, Noah Louis Robinson; e pelo padrasto, Charles Henry Jackson.

“Nosso pai foi um líder servidor, não apenas para nossa família, mas para os oprimidos, os sem voz e os esquecidos ao redor do mundo”, afirmou a família. “Nós o compartilhamos com o mundo e, em troca, o mundo tornou-se parte de nossa família estendida. Sua crença inabalável na justiça, na igualdade e no amor elevou milhões de pessoas, e pedimos que honrem sua memória continuando a luta pelos valores que ele viveu.”

Ao longo da vida, Jackson atuou em negociações diplomáticas, missões humanitárias e campanhas contra a discriminação racial, fortalecendo um legado que inspira movimentos por liberdade, dignidade e direitos civis ao redor do mundo.

E você, qual é a sua leitura sobre o legado de Jesse Jackson e o impacto de seu ativismo hoje? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mulher despenca nas pedras de praia no circuito Dodô ao escapar de roubo

Uma turista ficou ferida ao despencar nas pedras da praia de Ondina, no circuito Dodô do carnaval, após escapar de uma tentativa de...

Mãe e padrasto chutam e mordem bebê de 1 ano: “Não parava de chorar”

Caso de maus-tratos envolve bebê de 1 ano e 8 meses em Dourados; casal é preso em flagrante Um casal, ambos com 19 anos,...

Movimento de agricultores do Extremo Sul da Bahia interdita a BR-101 no município de Itamaraju

Itamaraju, Bahia - A BR-101 ficou parcialmente interditada na manhã desta terça-feira (17), no km 805, próximo ao Posto Serral, em...