Daniela Mercury foi convidada para a Barra por blocos que já desfilavam no circuito, diz fundador da ABB

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Uma das maiores polêmicas do Carnaval de Salvador em 2026 envolveu a cantora Daniela Mercury e a ordem do desfile do bloco Crocodilo no circuito Dodô (Barra-Ondina).

A artista, que chegou a entrar na Justiça e conseguir uma liminar para ser a primeira a desfilar na festa, teve a decisão derrubada e voltou para a posição que ocupava na ordem, gerando incômodo para ela e os associados do Crocodilo.

O Bahia Notícias no Ar, na Antena 1, recebeu nesta quinta-feira (19), Israel Mizrach, membro fundador da Associação de Blocos da Barra, para esclarecer a situação e explicar aos foliões como funciona a questão da ordem de desfile, uma dúvida que permaneceu na cabeça do público mesmo após o fim do Carnaval.

Ao programa, Mizrach explicou que a ABT (Associação de Blocos e Trios), era a responsável por organizar a saída dos blocos desde que o Carnaval existia apenas no Campo Grande.

“Naquela época [década de 80] tinha muita briga, era um trio atravessando o outro e chegavam até a sair nas vias de fato, na porrada mesmo. Depois foi criada a ABT, e, de uma forma civilizada, educada, todo mundo sentou os grandes blocos na época, e instituíram um critério, a ordem de fundação do bloco. Na época, só existia o circuito do Campo Grande. Dessa forma foi organizado, esse é um critério que me parece justo. Isso foi bom, até para estabelecer uma ordem para a mídia, para os patrocinadores, então, tudo isso colaborou.”

Fundador do bloco Fecundança, que foi um dos primeiros a descer para o circuito Dodô (Barra-Ondina), contou que já naquela época, o bloco com Daniela não era um dos primeiros a desfilar na Barra e a folia no circuito já desfilava na região, a exemplo do Olodum.

Mizrach afirmou ainda que o horário de desfile no circuito do Campo Grande, já naquela época, incomodava Daniela, pela falta de espaço nas TVs, que iniciavam as transmissões cedo e no momento em que ela passava, poucas estavam cobrindo a festa, e desta forma, tentaram chamar a cantora para a Barra, um circuito novo.

“Ela estava incomodada com isso, então, a partir daquele momento, eu e Jorge Roque, de uma forma pensada, fomos buscar uma aproximação com Daniela, era a única chance que a gente tinha de trazer um grande artista para o Carnaval da Barra. A gente sabia que para trazer ela, a gente precisava fazer ela se sentir à vontade, certo? Tanto que levamos dois anos nesse processo, ela só veio a descer com o Crocodilo dois anos depois, dois carnavais depois, o carnaval de 1996, e como a Barra era um território, digamos assim, novo, no qual ninguém se interessava muito, então nós tínhamos uma certa autonomia como diretores da Associação de Blocos da Barra, e basicamente somente a gente passava para a Prefeitura a nossa lista de desfile.”

Nessa época, Daniela teve autonomia para escolher o horário que iria desfilar. No entanto, com a popularização do circuito, a regra do Campo Grande passou a valer para a Barra.

“Lá em cima, certo, existia um critério, eles criaram um critério que depois todo mundo adotou igual, que é um justo, por ordem de fundação da instituição. Então, se ela foi pro Crocodilo na época, saiu do Inter que era primeiro lugar, foi pro Crocodilo que eu acho que era oitavo ou nono então ela sabia qual era a regra do jogo ela ia ficar ali no fundo, e como ela ficou durante um tempo, não tinha como mudar, por mais que ela fosse artista número um do Brasil na época, ela não ia conseguir passar na frente dos outros blocos.”

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Farmácia é condenada a indenizar cliente que passou mal após usar medicamento manipulado sem rótulo

A 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) negou provimento ao recurso e manteve a condenação de uma drogaria de...

Rifeiro é baleado na Região Metropolitana de Salvador

Um rifeiro foi baleado na Região Metropolitana de Salvador, nesta quinta-feira (19). O episódio ocorreu em...

Onde estão a ex-esposa e as filhas de Andrew após a prisão dele?

Ex-príncipe, Andrew Mountbatten-Windsor foi preso, na manhã desta quinta-feira (19/2), data em que completa 66 anos. Na ocasião, ele estava na residência temporária Wood...