Ponte na divisa entre Bahia e Minas Gerais é interditada após risco de desabamento; localidades são impactadas com bloqueio

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

00000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000ju

A ponte conhecida como “Giruzina”, localizada na divisa entre a Bahia e Minas Gerais, foi interditada na segunda-feira (16) após apresentar risco de desabamento. A estrutura fica sobre o Rio Buranhém, também chamado de Rio do Peixe, na BA-283, e é considerada essencial para a mobilidade da região.

A ponte pertence às prefeituras de Guaratinga, cidade que fica na Bahia, e Santo Antônio do Jacinto, em Minas Gerais, que dividem a responsabilidade pela manutenção e diversas localidades foram impactadas com o bloqueio.

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Guaratinga, a interdição foi adotada como medida preventiva. Apesar do bloqueio, há um acesso alternativo pela estrada antiga da região, passando por uma via próxima a um laticínio local.

Continua depois da publicidade


Moradores relataram que as vigas de sustentação da ponte estariam cedendo devido ao intenso tráfego de caminhões pesados que utilizam o trecho diariamente.

De acordo com as informações apuradas a estrutura apresenta sinais de comprometimento e estaria praticamente desabando. Com a interdição, nenhum tipo de veículo pode passar pelo local.

A estrutura liga o distrito de Buranhém, os povoados de Córrego do Trançador e Córrego da Treita, além do distrito de Monte e o município de Jucuruçu, ao território mineiro.

A travessia é utilizada diariamente para transporte escolar e para o escoamento da produção agrícola e pecuária da região.

Segundo a Prefeitura de Guaratinga informou que uma equipe da Secretaria de Infraestrutura será deslocada na quinta-feira (19) ao local, em parceria com técnicos da Prefeitura de Santo Antônio do Jacinto, para realizar uma avaliação técnica da estrutura.

Segundo a prefeitura, a ponte está localizada exatamente sobre a linha de divisa entre os dois estados, o que exige atuação conjunta das administrações municipais.

A vistoria deve apontar os danos e subsidiar a elaboração de um plano para os reparos necessários. Ainda não há prazo oficial para o início das obras de recuperação.

Fonte: G1

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carol Solberg é suspensa pela FIVB por manifestação contra Bolsonaro e fica fora do Circuito Mundial

A jogadora de vôlei de praia Carol Solberg sofreu uma sanção disciplinar da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e está impedida de participar da...

Quem era Tiago West, artista visual que morreu após Carnaval de Olinda

Reprodução/Instagram O poeta e artista visual Tiago West morreu na noite dessa quarta-feira (18/2), aos 40 anos.  Ele havia compartilhado registros do carnaval de...

Farmácia é condenada a indenizar cliente que passou mal após usar medicamento manipulado sem rótulo

A 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) negou provimento ao recurso e manteve a condenação de uma drogaria de...