Carnaval em Paripe movimenta economia e deixa população animada com a geração de renda durante o período

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Carnaval em Paripe movimenta economia e deixa população animada com a geração de renda durante o período Carnaval Paripe Foto Inara Midias GOVBA

O Carnaval de Bairro tem mostrado que a festa vai muito além da música e da diversão. Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, transformou-se em palco de oportunidades, impulsionando a geração de renda na própria comunidade. Com o empenho do Governo do Estado em levar atrações para os bairros e descentralizar a programação carnavalesca, o público tem permanecido na região, fortalecendo o comércio local e fazendo o dinheiro circular dentro do próprio território. 

 

O movimento está tão intenso, que Edgard Sacramento precisou de reforço para vender as pipocas. “Eu tive que chamar um parente para me ajudar, porque sozinho não conseguia dar conta. Bom demais”, disse. 

 

A estratégia garante não apenas acesso à cultura, mas também impacto direto na economia. Durante os dias de festa, ambulantes ampliam estoques, bares e restaurantes reforçam equipes. “Trazer a festa para cá foi maravilhoso para meu comércio. Os clientes são diversificados, porque vem de outras localidades. Além disso, tem muito policiamento. Então, trabalhamos seguros”, falou entusiasmada a comerciante Leide Alves. 

 

A presença de atrações atrai moradores de outras localidades do Subúrbio e fortalece pequenos empreendedores que dependem da circulação de pessoas para garantir o sustento. E foi justamente a chegada desse público de outras localidades que mudou a rotina de trabalho de Priscila Santana. Ela aluga carrinhos infantis na Praça e o faturamento triplicou com o carnaval em Paripe. “Antes a gente chegava às 16h e saia às 22h. Agora, chegamos às 14h e saímos meia noite. Esse final de semana, tive o triplo do faturamento”, avaliou.

 

Outro segmento que sente diretamente os efeitos da programação descentralizada é o transporte local. Mototaxistas e motoristas por aplicativo registram aumento significativo nas corridas durante os dias de folia. “Está dando para fazer o real direitinho. Com mais gente na rua, o pessoal prefere o moto-taxi porque é transporte mais rápido”, comemorou Denilson de Souza.

 

 

Fonte: Secom

 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo do Estado realiza pesquisa de demanda turística no Carnaval da Bahia

Otávio Santos A pesquisa de demanda turística no Carnaval da Bahia 2026 é realizada pelo Governo do Estado, por...

Carnaval Social reúne mais de 300 pessoas no Centro Histórico e reforça importância do cuidado em liberdade

Mais uma edição do Carnaval Social tomou as ruas do Centro Histórico de Salvador nesta terça-feira (10), reunindo cuidado, acolhimento e defesa de direitos...

Deputado bolsonarista é condenado por vandalismo em outdoor com críticas a Bolsonaro em Salvador

O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) foi condenado a pagar R$ 5 mil ao Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica Profissional...