Janja voou de FAB com 6 assessores ao visitar escola de samba de Lula

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, usou um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) para ir ao Rio de Janeiro (RJ) visitar o barracão da Acadêmicos de Niterói, escola que homenageou neste ano o presidente Lula (PT). A primeira-dama deslocou pelo menos seis assessores de Brasília ao Rio para a visita.

A visita de Janja à Acadêmicos de Niterói foi no dia 6 de outubro de 2025. Na tarde daquele dia, Janja participou de um evento do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) no Rio, ao lado da ministra Luciana Santos, que estava com ela no voo da FAB.

“Ó, vou contar um segredo para você: meu marido (Lula) está apaixonado pelo samba (enredo). Aí, todo mundo que chega em casa, ele diz: ‘bota o samba para a pessoa ouvir, bota o samba’.”

No vídeo, Janja aparece visitando o barracão, conversando com as costureiras e cumprimentando os dirigentes da agremiação. As ministras Anielle Franco (Igualdade Racial) e Luciana Santos aparecem ao fundo.

A primeira-dama foi procurada por meio da Secretaria de Comunicação (Secom) e de sua assessoria de imprensa, mas ainda não há resposta. O espaço segue aberto.

Cinco dos seis assessores de Janja usaram o voo da FAB

Estavam na aeronave com Janja a assessora de imprensa Taynara Pretto; o fotógrafo Cláudio Adão dos Santos, o Claudinho; o militar Edson Antônio Moura Pinto, ajudante de ordens de Janja; e as assessoras Julia Camilo Fernandes Silva e Carla Costa Alves.

Todos eles estão lotados no Gabinete Pessoal do Presidente da República e receberam diárias pelo deslocamento.

A assessora Francine Ferraz Gunther, lotada no cerimonial da Presidência, tomou um voo comercial.

No mesmo voo de Janja estavam ainda Luciana Santos, acompanhada de três assessores; Anielle Franco; e uma militar da Aeronáutica.

Luciana Santos e Anielle divulgaram em suas agendas oficiais, no dia 6 de outubro passado, o lançamento da Conferência da Década dos Oceanos de 2027. O evento foi organizado pelo MCTI no Palácio da Cidade. Janja também esteve presente, mas não registrou o evento em sua agenda oficial.

“A Década da Ciência Oceânica nos convoca a transformar a relação entre humanidade e mar com base em ciência, equidade e solidariedade. E, sobretudo, na equidade de gênero, porque não há justiça climática sem justiça de gênero”, disse Janja em sua intervenção.

Além dessa visita em outubro passado, Janja também esteve no barracão da Acadêmicos de Niterói em fevereiro deste ano para o último ensaio da escola. No entanto, ainda não é possível saber se ela viajou de FAB para esse compromisso, pois os voos ainda não foram publicados pela Força Aérea.

Como mostrou a coluna, a escola Acadêmicos de Niterói recebeu pelo menos R$ 9,6 milhões em recursos públicos para o desfile deste ano. O presidente da agremiação, Wallace Palhares, foi recebido no Palácio do Planalto ao menos duas vezes em outubro passado.

Intitulado “Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, o enredo conquistou apenas 264,6 pontos, a menor nota entre todas as escolas do Grupo Especial do Carnaval carioca, e resultou no rebaixamento da Acadêmicos de Niterói.

Janja chegou a cogitar desfilar com a escola, mas desistiu de última hora.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estreia do goleiro Bruno no Vasco-AC tem homenagem a atletas acusados de estupro coletivo

ALERTA GATILHO: o texto a seguir apresenta informações que podem causar gatilhos para quem sofre com problemas psicológicos. O Centro de Valorização da Vida...

Antes de enganar a Justiça, cantor deu prejuízo de R$ 300 mil em lojas de grife

O ex-cantor gospel André Luís Pereira, condenado pela Justiça do Distrito Federal, deveria cumprir prisão domiciliar em Brasília. Apesar disso, ele se mudou para...

STF se pronuncia sobre investigação de vazamento de dados de autoridades e determina buscas contra servidores da Receita

O Supremo Tribunal Federal se manifestou no âmbito das investigações que apuram o vazamento de informações sigilosas de ministros da Corte, do procurador-geral da...