Fatemeh Bahrami/Anadolu via Getty Images

Entre cones e instrutores, mulheres iranianas foram fotografadas acelerando, equilibrando-se e, até mesmo, empinando motocicletas durante aulas práticas para a obtenção da carteira de motorista. A cena, que até semanas atrás seria impensável, ganhou espaço após o governo do Irã autorizar oficialmente a emissão de carteiras de habilitação para motociclistas mulheres.

![]()

1 de 4
Fatemeh Bahrami/Anadolu via Getty Images

2 de 4
Fatemeh Bahrami/Anadolu via Getty Images

3 de 4
Fatemeh Bahrami/Anadolu via Getty Images

4 de 4
Fatemeh Bahrami/Anadolu via Getty Images
Leia também
A decisão foi formalizada no dia 4 de fevereiro, quando o primeiro vice-presidente Mohammad Reza Aref assinou uma resolução que esclarece um artigo do Código de Trânsito. Até então, a legislação não proibia explicitamente que mulheres pilotassem motos, mas, na prática, as autoridades se recusavam a conceder a habilitação.
Com a nova regra, a polícia de trânsito passou a oferecer treinamento prático, organizar exames supervisionados e emitir as carteiras às candidatas aprovadas. A medida encerra um impasse que se arrastava por anos e permite que as mulheres passem a circular legalmente com motocicletas no Irã.
Os direitos das mulheres no país são extremamente limitados desde a Revolução Islâmica em 1979. Nos últimos anos, no entanto, elas têm conquistado diversos avanços, como a possibilidade de uso de maquiagem, muitas já andam em público sem o hijab e também podem transferir a nacionalidade iraniana aos seus filhos, quando são casadas com estrangeiros.
Quais assuntos você deseja receber?
![]()
Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:
1.
![]()
Mais opções no Google Chrome
2.
![]()
Configurações
4.
![]()
Notificações
5.
![]()
Os sites podem pedir para enviar notificações

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Facebook Comments