Professores anunciam paralisação semanal por reajuste salarial na rede municipal de Dias D’ávila

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Os trabalhadores da rede municipal de ensino de Dias d’Ávila, município na região metropolitana de Salvador (RMS), anunciaram estado de greve e paralisação das atividades até sexta-feira, diante da falta de avanço de pautas da categoria. Segundo informações divulgadas pela categoria, a decisão foi acordada em assembleia, na semana passada, como manifestação frente ao atraso da devolutiva sobre o texto do Plano de Carreira, entregue há três anos, e o reajuste salarial deste ano.

“O cenário de impasse não é recente. Há cerca de três anos, desde a entrega formal do texto do Plano de Carreira pela comissão ao Executivo, a categoria aguarda uma devolutiva oficial. Até este ano, não houve retorno formal por parte da Prefeitura à comissão técnica e aos trabalhadores, o que tem prolongado o impasse”, explica Lionardo Bispo, representante sindical.

A avaliação da categoria é de que, sem registros oficiais e encaminhamentos concretos, não há garantia de cumprimento dos direitos. Entre as principais reivindicações, estão a valorização profissional por meio do reajuste salarial e a reestruturação do Plano de Carreira, considerados fundamentais para a qualidade da educação pública no município.

O sindicato também informou que o pedido de reunião direta com o prefeito foi deliberado em assembleia da categoria, sendo posteriormente formalizado por meio de ofício. Porém, a gestão tem negado e omitido direitos sem os devidos encaminhamentos das solicitações dos trabalhadores.

O Bahia Notícias entrou em contato com a Prefeitura de Dias d’Ávila para buscar informações sobre o recebimento das solicitações formais de atualização do Plano de Carreira e audiência pública com a categoria. Não houve retorno até o momento desta publicação.

“Embora, em reunião técnica, já tenha sido informado o adiamento do retorno da resposta sobre o Plano de Carreira para 20 de maio, mas ofício fala apenas em prazo de 30 dias, sem mencionar expressamente a data. Isso aumenta a insegurança da categoria. Nesse ofício, a gestão também recorre à intimidação por meio de ameaças, ao invés de diálogo”, pontua o representante sindical.

Diante da situação, também foi decido pela categoria, paralisações pontuais pelas próximas três semanas: nos dias 27 de abril, 05 de maio e 14 de maio, os profissionais devem interromper as atividades na rede municipal de educação. A próxima assembleia geral está agendada para o dia 20 do próximo mês.
 

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Homem é preso em flagrante por adquirir moeda falsa em Irecê

Um jovem de 21 anos foi preso em flagrante em Irecê, após tentar retirar de uma agência dos Correios uma encomenda em seu...

VÍDEO: Igor Kannário é vaiado após cancelar show no meio do percurso em Ribeira do Amparo

Durante a Alvorada de São Pedro em Ribeira do Amparo, na Bahia, neste sábado, 27, o cantor Igor Kannário foi vaiado após interromper...

PM prende dupla e recupera carro roubado em Vitória da Conquista após cerco na zona rural de Poções

Dois homens foram presos e um Chevrolet Onix branco foi recuperado após a atuação da 79ª Companhia Independente da Polícia Militar, que ligou...