ACB prestigia posse de desembargador baiano César Jatahy como vice-presidente do TRF-1

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Associação Comercial da Bahia participou, nesta quinta-feira (23), da sessão solene de posse da nova administração do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, realizada em Brasília, marcando o início do biênio 2026-2028. O momento reforça a presença baiana no Judiciário Federal e evidencia o papel ativo do interior na administração pública de nível nacional.

Na cerimônia, tomou posse como vice-presidente o desembargador federal César Jatahy, enquanto a desembargadora Maria do Carmo Cardoso assumiu a presidência do TRF-1 e o desembargador federal Jamil Rosa de Jesus Oliveira foi nomeado corregedor regional da Justiça Federal da 1ª Região. Os dirigentes foram eleitos em sessão plenária realizada em 12 de fevereiro, conforme o regimento interno da Corte.

Para Izabela Suarez, presidenta da ACB, a nomeação de um baiano ao cargo reforça o protagonismo da Bahia. "é sempre muito importante para a Bahia ter juristas com a qualificação de César Jatahy. Nos honra sua trajetória de dedicação e lisura em Brasília," destacou a dirigente.

Em seu discurso de posse, Maria do Carmo Cardoso destacou o caráter histórico do momento ao tornar-se a 21ª presidente do TRF-1 e a segunda mulher a ocupar o cargo. Segundo ela, a Justiça deve ser construída de forma coletiva e não como um conceito abstrato.

“A Justiça que buscamos não é um conceito abstrato que guardamos passivamente; ela é uma obra coletiva, um edifício que levantamos dia a dia com coragem, diálogo e, acima de tudo, ação”, afirmou a magistrada, que relembrou sua trajetória no tribunal ao ingressar pelo quinto constitucional da advocacia e indicou a intenção de manter uma gestão voltada ao diálogo e à solução de desafios estruturais do sistema.

Sediado na cidade de Brasília, o TRF-1 é o maior tribunal regional federal do país, com jurisdição sobre o Distrito Federal e 12 estados, incluindo a Bahia. A atuação da Corte reflete a forma como o judiciário federal se organiza para atender demandas regionais, mantendo a paridade entre preparação técnica, diálogo institucional e responsabilidade com a sociedade.

A posse inaugura um ciclo que, segundo analistas, pode ampliar a participação da Bahia em frentes estratégicas do Judiciário e reforça a cooperação entre o setor público e a comunidade empresarial local, ampliando o impacto de decisões que atravessam fronteiras estaduais. Com o fortalecimento dessas relações, a capital baiana busca ampliar a visibilidade e a influência de suas demandas institucionais no cenário federal.

Convidamos leitores, moradores da região e interessados em justiça e desenvolvimento regional a compartilharem opiniões nos comentários sobre o papel das lideranças regionais no fortalecimento da Justiça e de que forma a atuação da Bahia pode influenciar decisões que moldam o dia a dia das instituções federais. Como você avalia a participação baiana no Judiciário e quais caminhos cabem ser explorados para ampliar a transformação institucional?  

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Homem é preso em flagrante por adquirir moeda falsa em Irecê

Um jovem de 21 anos foi preso em flagrante em Irecê, após tentar retirar de uma agência dos Correios uma encomenda em seu...

VÍDEO: Igor Kannário é vaiado após cancelar show no meio do percurso em Ribeira do Amparo

Durante a Alvorada de São Pedro em Ribeira do Amparo, na Bahia, neste sábado, 27, o cantor Igor Kannário foi vaiado após interromper...

PM prende dupla e recupera carro roubado em Vitória da Conquista após cerco na zona rural de Poções

Dois homens foram presos e um Chevrolet Onix branco foi recuperado após a atuação da 79ª Companhia Independente da Polícia Militar, que ligou...