Casas, usinas e creches devem ser erguidas em cidades devastadas

Publicado:

A região atingida pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, deve receber nos próximos anos 1.502 casas populares, sete creches e 78 usinas fotovoltaicas. Os empreendimentos fazem parte de projetos selecionados no Acordo Judicial de Reparação firmado entre o Governo do Estado, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal e a Defensoria Pública de Estadual.

 

O Estado informou em nota que o material foi encaminhado à Vale nesta quarta-feira (30/3) para detalhamento e, caso este planejamento obtenha aprovação pela Auditoria Socioeconômica e pelos compromitentes, os projetos serão, em seguida, executados pela mineradora.

 

O projeto prevê que as 1.502 casas populares sejam construídas em 11 municípios: Biquinhas, Brumadinho, Florestal, Fortuna de Minas, Maravilhas, Morada Nova de Minas, Paineiras, Papagaios, Pará de Minas, Pequi, São Gonçalo do Abaeté.

 

As 78 usinas fotovoltaicas devem ser erguidas em 15 cidades: Biquinhas, Caetanópolis, Curvelo, Felixlândia, Florestal, Fortuna de Minas, Igarapé, Juatuba, Maravilhas, Morada Nova de Minas, Papagaios, Paraopeba, Pequi, Pompéu, São José da Varginha.

 

As sete creches devem ser construídas em cinco municípios: Caetanópolis, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme e Papagaios.

 

O acordo judicial objetiva a reparação dos danos decorrentes do rompimento das barragens da Vale em Brumadinho. Nesse desastre, 272 pessoas morreram e milhares de quilômetros da natureza foram destruídos, o que gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e todo o Estado.

 

Com informações do Governo de Minas  

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no

Médico é preso por crime sexual no interior de Minas Gerais

Portal Gerais* Um médico, de 37 anos, foi preso em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nesta terça-feira (31/10), suspeito de crime sexual ocorrido em Nova Serrana. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Conforme o delegado responsável pelo caso, Diógenes Caldas, as investigações tiveram início em maio deste ano. Uma paciente procurou a polícia