Muncab recebe novo espaço cultural para visita e lazer no Centro Histórico de Salvador; saiba mais

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab) inaugura o Jardim das Esculturas, um espaço cultural ao ar livre no Centro Histórico de Salvador. O projeto reúne plantas ligadas às tradições afro-brasileiras, esculturas de artistas locais e instalações, criando um ambiente de contemplação, aprendizado e encontro entre memória e inovação para moradores e visitantes.

O espaço foi instalado onde antes funcionava a Delegacia de Jogos e Costumes, passando por uma ressignificação que o transformou em área de convivência, descanso e expressão artística, com atividades ao ar livre, especialmente nos fins de semana.

As espécies vegetais foram plantadas em parceria com a Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis). O jardim adota soluções sustentáveis, como captação de água da chuva e um meliponário de abelhas sem ferrão, contribuindo para a educação ambiental.

A diretora Cíntia Maria afirma que o Jardim das Esculturas busca unir contemplação, aprendizado e contato com a natureza, fortalecendo a relação entre arte e ambiente urbano.

Além disso, o público pode conferir a mostra Padê Onã Encontrar Caminhos, do artista Sandro Aiyê. A exposição reúne esculturas de madeira de demolição que exploram equilíbrio, permanência e memória, inspiradas pela simbologia de Exu e abertas a novas leituras sobre a cultura afro-brasileira em um contexto contemporâneo.

O Muncab fica na Rua das Vassouras, 25, e funciona de terça a domingo, das 10h às 17h, com entrada permitida até as 16h30.

A cidade convida moradores a conhecer o Jardim das Esculturas e compartilhar suas impressões sobre essa fusão de natureza, arte e cultura no centro histórico de Salvador.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Mês do Meio Ambiente: os 92 anos de um guardião do Cerrado

Conheça Eugênio Giovenardi, ecossociológo e guardião do Cerrado, que transformou o Sítio das Neves, próximo à BR-060, em Brasília, de uma área degradada...

Saiba quem são os pré-candidatos ao governo e ao Senado no Sergipe

As eleições em Sergipe já ganham contorno, com cinco pré-candidatos ao governo e seis ao Senado, cujos nomes começam a circular. As convenções...

Mais uma deputada do PL entra no radar de Flávio para vice

Flávio Bolsonaro sinalizou, durante uma viagem de pré-campanha, a possibilidade de lançar a deputada Greyce Elias (PL-MG) como vice em 2026, estratégia que...