Navios já navegam pelo Estreito de Ormuz sob plano de retirada da ONU

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Resumo: a ONU, por meio da sua agência de navegação, lançou um plano coordenado para permitir a passagem de navios pelo Estreito de Ormuz, sob supervisão da OMI. Navios já começaram a atravessar sob esse protocolo, abrindo caminho para centenas de embarcações no Golfo.

Galeria de imagens.

Segundo a Organização Marítima Internacional (OMI), navios de grande porte já começaram a atravessar o estreito, e centenas de outras embarcações devem seguir a travessia. A medida facilitará a passagem de um grupo de navios que, juntos, somam cerca de 11 mil marítimos retidos no Golfo.

Pelo menos dois navios sólidos já cruzaram o estreito nas últimas 12 horas, e outras 35 embarcações—predominantemente granéis sólidos, cargueiros e porta-contêineres—estavam a caminho, segundo dados da London Stock Exchange Group (LSEG) e da MarineTraffic, com análise da Reuters sobre os movimentos.

“ Os navios já começaram a passar, ” disse o porta-voz da OMI, recusando-se a detalhar as embarcações envolvidas.

O esquema, elaborado ao longo de meses, permitirá que centenas de navios atravessem o Estreito de Ormuz, liberando passagem para navios com cerca de 11 mil marítimos retidos no Golfo, conforme informou a OMI na terça-feira.

Notícias relacionadas:

  • Irã afirma que isentará taxas no Estreito de Ormuz durante negociações.
  • Estreito de Ormuz terá gestão definida por Irã, Omã e países do Golfo.
  • Senado ordena que Trump suspenda ações contra Irã.

É proibida a reprodução deste conteúdo.

O que você acha dessa coordenação internacional para facilitar o tráfego seguro no estreito estratégico? Deixe sua opinião nos comentários e participe da conversa sobre como grandes vias de navegação são gerenciadas em tempos de tensão regional.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

5 Best Sitcoms Nobody Talks About Anymore

.image-gallery { margin-bottom:...

Trump indica que eleição no Brasil é teste para EUA na América Latina

Resumo: O segundo mandato de Donald Trump sinaliza uma revisão da política externa dos EUA para ampliar a influência na América Latina, por...

Colômbia: Cepeda, de esquerda, reconhece derrota para Espriella

Em uma das eleições mais acirradas da Colômbia, o senador Iván Cepeda reconheceu a derrota na disputa presidencial. A vitória ficou com Abelardo...