O que ver na Festa da Luz em BH neste fim de semana

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Festa da Luz 2026 transforma o centro de Belo Horizonte neste fim de semana, com 12 instalações artísticas, projeções mapeadas e shows de artistas do Brasil e da América Latina. A programação, gratuita, segue até domingo (28/6) e acontece em praças e no Parque Municipal, oferecendo uma imersão de arte pública para moradores e visitantes.

Sob o tema “O Brasil é América Latina”, o festival busca celebrar a diversidade cultural da região sem reduzir identidades a rótulos. A diretora artística Juliana Flores explica que a proposta é dialogar com a América Latina, usando BH como ponto de partida para conexões entre artistas de diferentes países e regiões.

Entre os destaques está a instalação “Filhos do Sopro”, da artista brasileira-mexicana Fefê Talavera: oito esculturas infláveis, até seis metros de altura, distribuídas entre a Praça Fuad Noman e o Viaduto Santa Tereza. A obra “ECO” aparece em neon no edifício Chagas Dória, celebrando memória e identidades latino-americanas. O videomapping, por sua vez, ocupa a fachada histórica do Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação, reunindo artistas do Brasil, Bolívia, Colômbia, Guatemala e Uruguai.

Outras atrações incluem duas obras interativas: um painel de LED que reage aos movimentos do público, na Praça Rui Barbosa, e um videogame projetado na fachada da VLI, na Rua Sapucaí. O Parque Municipal amplia a programação com intervenções que dialogam com culturas indígenas, artes paraenses e propostas internacionais, como a colaboração do coletivo francês Spectaculaires.

A memória da cidade também aparece nos letreiros do hipercentro, com a instalação “ECO”, que usa neon para mapear palavras e histórias compartilhadas entre países latino-americanos. O curador Rafael Maia completa: a ideia é mostrar como vozes, memórias e identidades se cruzam, mesmo com diferenças históricas entre as nações.

No aspecto musical, o fim de semana pode ser acompanhado pelo Palco MUMA, na Praça da Estação/Museu de Artes e Ofícios, apresentando Tamara Franklin, Célia Sampaio, Bloco Swing Safado, Orquestra Atípica de Lhamas, Academia da Berlinda e Claudia Manzo — além de sessões no rádio e atrações no entorno, conectando ritmos que vão do pagodão baiano à cúmbia, passando por rap, reggae, frevo e maracatu.

Curiosidade, horários e detalhes de cada apresentação constam na programação oficial, com shows programados para sexta, sábado e domingo em diferentes espaços da cidade, sempre com entrada gratuita. Aproveite para curtir as instalações, experimentar as propostas interativas e mergulhar nessa celebração da América Latina em Belo Horizonte.

E você, já acompanha a Festa da Luz desde a edição anterior? Conte nos comentários qual obra mais chamou sua atenção e qual apresentação você pretende ver neste fim de semana. Sua opinião pode inspirar outras atrações da cidade!

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

EUA e Irã voltam a trocar ataques apenas 10 dias após trégua

MundoEUA acusam Irã de violar cessar-fogo ao atingir navio no Estreito de Ormuz em meio a negociações de pazRemovida data e hora para...

Copa: torcedores levam bandeira do orgulho LGBTQIAP+ para Egito x Irã

A FIFA autorizou a exibição de bandeiras arco-íris no duelo Egito x Irã pela Copa do Mundo 2026, em Seattle, classificando-o...

Menina autista terá novo lar após 1 ano morando em hospital no Entorno

Isabela*, 16 anos, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e esquizofrenia, está prestes a deixar o Hospital Municipal do Jardim Ingá, em...