PF deflagra operação para apurar notícia-crime contra BB Consórcio

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (6) a Operação Consórcio 200. ?? para investigar ???possível gestão fraudulenta na empresa BB (Banco do Brasil) Consórcio. Oito mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos por cerca de 20 agentes no Distrito Federal, São Paulo e Paraná.ebcebc

Segundo a PF, a operação está relacionada a um inquérito policial instaurado em 2021, aberto após encaminhamento, pelo Banco do Brasil, de ???notícia-crime com o resultado da auditoria de duas operações de consórcio, no valor de R$ 100 milhões, aprovadas como consórcio de veículos, mas utilizadas para outros fins???.

Cobertura

Os investigadores informaram, ainda, que o pagamento desses valores não foi executado de forma regular, obrigando o banco a cobrir ???parte considerável??? do contrato.

Para a Polícia Federal, a operação financeira pode ser caracterizada como gestão fraudulenta, crime contra o Sistema Financeiro Nacional que deve resultar em pena de reclusão de 3 a 12 anos, além de multa.

???O uso do produto do crime, após a análise das quebras de sigilo fiscal e financeiro, pode conduzir também ao crime de lavagem de dinheiro???, acrescenta a PF.

Contatado pela Agência Brasil, o BB esclareceu que, após identificar as irregularidades em sua subsidiaria, ???informou às autoridades policiais, que iniciaram as investigações???, e que ???continua contribuindo com as investigações???, além de se colocar à disposição das autoridades.

De acordo com o banco, ???assim que as primeiras informações sobre processos em desacordo com as normas da empresa foram apuradas, o Banco do Brasil tomou providências imediatas???. A primeira delas foi a comunicação às autoridades policiais.

???Em agosto de 2020, o BB destituiu os executivos da BB Consórcios investigados e nomeou novos gestores para facilitar a apuração completa dos fatos e dar continuidade à gestão da empresa???, detalhou o banco ao informar já ter recuperado ???praticamente todos os valores envolvidos nas irregularidades???.

Ouça a Rádioagência Nacional

Confira outras notícias   

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após tumulto, Nunes classifica pré-carnaval em SP como ‘sucesso’

No fim de semana de pré-carnaval em São Paulo, dois megablocos se reuniram na região da Consolação, provocando tumulto, superlotação e desafios de...

7 fantasias de carnaval de última hora que vão te salvar (e viralizar no bloco)

No carnaval de última hora, o segredo para brilhar está na combinação de conforto, humor e criatividade. Este guia explora fantasias de carnaval...

Marido de professora morta após aula de natação segue em estado grave em SP

Em São Paulo, Juliana Faustino Bassetto, 27 anos, faleceu após passar mal durante uma aula de natação em uma unidade da rede C4...