Direção do PT aprova coligação com o PSB e Alckmin como vice de Lula

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O Partido dos Trabalhadores (PT) aprovou, nesta quarta-feira (13/4), a coligação com o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e a indicação de Geraldo Alckmin para o posto de vice-candidato na chapa presidencial encabeçada por Luiz Inácio Lula da Silva.

O aval dado pelo diretório nacional petista reforça o ato feito na semana passada pelos pessebistas para oficializar a indicação de Alckmin e celebrar a aliança entre o ex-presidente da República e o ex-governador de São Paulo. A homologação da dobradinha, no entanto, depende das convenções dos dois partidos, que vão ocorrer entre julho e agosto.

A cúpula do PT deu “sim”, ainda, às propostas que o partido pretende levar à mesa de debates com PV e PCdoB. Os partidos, que planejam formar uma federação partidária, precisam chegar a um consenso sobre um estatuto único e, também, a respeito da formulação de uma carta com as propostas para o país.

“Nossa política de alianças e a tática eleitoral, que já estão em construção e serão definitivamente aprovadas no Encontro Nacional de 4 e 5 de junho, apontam para a ampliação política necessária para derrotar Bolsonaro, num processo eleitoral que já se revela o mais duro desde a redemocratização do país”, lê-se em trecho de resolução divulgada pela Executiva nacional do PT.

O texto assinala que o PT busca unificar as legendas à esquerda e, também, ampliar o apoio a Lula por meio de alianças com siglas do “campo democrático”.

“A coligação nacional com o PSB, que apresentou formalmente o nome do ex-governador Geraldo Alckmin para compor a chapa como candidato a vice-presidente de Lula, será importante passo na direção almejada. Confirmará nossa disposição de, no governo, implementar um programa de reconstrução e transformação do Brasil, ampliando nossa base social”.

Ex-rivais agora falam em somar esforços

Lula e Alckmin estiveram em campos políticos opostos por muito tempo. Em 2006, o segundo turno da eleição presidencial foi disputada por ambos �?? à época, o ex-governador era filiado ao PSDB. Na sexta (9), quando falaram juntos �?? e publicamente �?? pela primeira vez sobre a união, eles adotaram discurso similar.

“Não é hora de egoísmo, mas de generosidade, de união. Política não é um ato solitário. Quero somar esforços a Lula”, pontuou Alckmin.

Lula, por sua vez, teceu crítica indireta a Jair Bolsonaro (PL) e afirmou que, mesmo quando PT e PSDB polarizavam a política nacional, havia respeito.

“Era uma política civilizada. A gente terminava um comício em qualquer lugar do país. Entrava em um restaurante. Estavam pessoas com camisa do PSDB, nos cumprimentávamos. Hoje isso não é possível”.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Ex-chefe da PRF chega a oito meses preso por ordem de Moraes

(FOLHAPRESS) - O ex-diretor-geral da PRF (Polícia Rodoviária Federal) Silvinei Vasques completou oito meses preso e acumula derrotas no gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Dois pedidos de soltura já foram negados pelo ministro, e a defesa de Vasques apresentou uma nova petição para a saída do ex-diretor da Papuda

Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer “subir o sarrafo” de quem pode propor ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal, inclusive contra decisões do parlamento. “Temos parlamentares que têm coragem de enfrentar esse tema”, assegurou. As falas de Lira são de discurso feito, na manhã deste sábado (27), na

CGU aponta benefício ilegal a ministro de Lula e desvio em obra da Codevasf

(FOLHAPRESS) - A CGU (Controladoria-Geral da União) diz em relatório que a pavimentação de 80% de uma estrada bancada com dinheiro de emenda parlamentar do então deputado Juscelino Filho (União Brasil-MA) beneficiaria somente propriedades do atual ministro das Comunicações do governo Lula (PT)e de seus familiares. A manifestação da CGU, a qual a Folha teve