Cumuruxatiba: Policial Vagner consegue desvendar o crime e prender o homicida que cortou desafeto com facão

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

DSC08701_600x450
Homicida confesso, ‘Gentil’ conta com detalhes como praticou o crime e assume a autoria de outro crime ocorrido em Santa Cruz Cabrália, onde também usou um facão para matar.

Na tarde desta quarta-feira (03/03) o policial militar Vagner (apoiado pelo agente público Gilson Neves de Azevedo) conseguiu localizar a pessoa acusada de matar Manoel Caetano Pereira, o conhecido �??Sabóia�?? (lavrador, 42 anos, natural de Belmonte/BA, filho de Jonas Pereira Neves e Judith Caetano dos Santos), que foi encontrado morto no sítio onde morava (nas proximidades da Aldeia Tibá), na noite desta segunda-feira (01/03) após receber violentos golpes de facão que culminaram em cortes profundos na região do pescoço e do nariz.

Após identificar o autor do crime, o policial Vagner passou então a mapear as possíveis rotas de fuga e saiu no encalço do acusado, iniciando uma verdadeira caçada às pistas deixadas por José Raimundo Almeida de Oliveira, o conhecido �??Gentil�?? que foi preso quando chegava a uma fazenda onde havia trabalhado tempos atrás (localizada à uns 15 quilômetros de Cumuruxatiba). Segundo o policial Vagner foi preciso intervir na tentativa de linchamento iniciada pelos índios, assim que o acusado foi localizado.

Após ser preso �??Gentil�?? assumiu a autoria do crime e, com riqueza de detalhes, disse que o homicídio aconteceu após uma desavença iniciada com uma discussão entre o acusado e a vítima, envolvendo um suposto furto a R$ 50,00 de Dona Creuza (sua sogra). Segundo ele, a vítima o acusou de ter furtado o dinheiro e ele se sentiu ofendido. Insatisfeito com a acusação �??Gentil�?? afirma que foi, acompanhado de sua sogra, ao terreiro do sítio apanhar um frango. Este foi o estopim da desavença. A vítima não teria permitido que eles levassem a ave e, segundo sua versão, �??Sabóia�?? teria partido para cima dele lhe desferindo um murro, além de agredir sua sogra. Acrescenta que a vítima entrou para apanhar uma espingarda no intuito de matá-lo. Querendo fazer acreditar na versão de legitima defesa, �??Gentil�?? disse que passou mão num facão e surpreendeu a vítima com golpes violentos. Questionado sobre a participação de Dona Creuza no crime, ele nega e isenta quaisquer outras pessoas. Mas entra em contradição dizendo que a sugestão de Dona Creuza seria a de ir ao quarto de �??Sabóia�?? e se ele reagisse que o acusado deveria executá-lo.

Dona Creuza mantinha um relacionamento amoroso com ‘Sabóia’, mas segundo a vítima esta relação já estava desgastada e o companheiro de sua sogra já havia sido convidado a deixar a residência, tendo ele se recusado. Este pode ser a real motivação do crime.

Após tirar a vida de �??Sabóia�??, �??Gentil�?? fugiu montado numa bicicleta, cujo destino seria Santa Cruz Cabrália (sua cidade natal e onde mantém laços familiares). A polícia descobriu que o acusado tem contra si a acusação de outro crime, semelhante ao praticado em Cumuruxatiba, quando ele usou um facão para cortar esta outra vítima, até a morte. O acusado estava foragido por conta deste crime e reconhece sua condição de fugitivo.

�??Gentil�?? deverá responder pelo crime de homicídio qualificado e poderá ser condenado ao cumprimento de até 30 anos de prisão.

O resultado da ação nos remete ao sentimento oposto à percepção da maior parte da sociedade que nutre a sensação de que, salvo raras excessões, a polícia não tem conseguido grandes resultados frente à criminalidade que cresce a cada dia. O Soldado Vagner quebra este paradigma e nos mostra que mesmo diante dos obstáculos, das deficiências e das dificuldades encontradas na segurança pública, o sentimento de cumprimento à função e a sensação de dever cumprido pode superar este quadro. O policial Vagner nos mostra que é possível fazer a diferença e que o diálogo e as justificativas podem ser substituídos por resultados concretos. A sociedade agradece os esforços de pessoas como o policial Vagner que responde sozinho pelo distrito de Cumuruxatiba. Tempos atrás aconteceu um incidente que tinha o policial como alvo de morte. O soldado Vagner está lotado na 43ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar) com sede em Itamaraju e está à serviço do 4° Pelotão de Polícia Militar de Prado, sob o comando de Major Raimundo César Magalhães Dantas e Tenente Samuel Santa Bárbara. O PM Vagner é um exemplo não apenas na polícia, mas nos diversos segmentos do serviço público, dando exemplo de como ser um SERVIDOR P�?BLICO.


Audio Relacionado

{play}/images/stories/audios/2010.03.03_confissão_do_homicida_saboia_cumuruxatiba.mp3{/play} | Confissão Expontânea

{play}/images/stories/audios/2010.03.03_entrevista_homicida_gentil_matou_saboia_cumuruxatiba.mp3{/play} | Entrevista

 


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Corpo com marcas de tiros é encontrado em praia da Vila do Quati em Alcobaça

Elvis Santos de Oliveira (43 anos, natural de Itamaraju) foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira, dia 18 de março, próximo ao Portal das Orquídeas, região da Vila do Quati, em território do município de Alcobaça. O corpo já estava em avançado estado de decomposição...

Adolescente é executado à tiros em Teixeira de Freitas

Artur Pereira dos Santos (17 anos) foi morto na tarde desta segunda-feira, dia 18 de março, na Rua B do Residencial Castelinho, em Teixeira de Freitas. PH, como era mais conhecido, foi surpreendido por homens armados, que o surpreenderam com armas na mão e com...

Adolescente de Itamaraju é encontrada morta no município de Alcobaça

Isabela Gomes da Silva (conhecida como 'Formiga', @formiga_bela_gomes) foi encontrada morta na noite por volta das 22h30, desta quinta-feira, 14 de março, na comunidade do Itaitinga, localizada no município de Alcobaça. Policiais estão no local do crime em busca dos criminosos. As aulas nas escolas...