Prefeito passa 20 cheques sem fundos em um mês e culpa “falta de qualificação da Tesouraria Municipal”

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

prefeito_candeal_jose_ribeiro_tavaresO Tribunal de Contas dos Municípios, em sessão realizada nesta quarta-feira (21/07), julgou procedente o termo de ocorrência lavrado contra o prefeito de Candeal, José Rufino Ribeiro Tavares Bisneto, pela emissão de 20 cheques sem fundos, em um só mês, no exercício de 2009.

O relator, conselheiro José Alfredo, imputou multa no valor de R$ 3 mil ao gestor, que pode recorrer da decisão.

José Rufino refutou a acusação, argumentando que a devolução de cheques se deveu “à falta de qualificação da Tesouraria Municipal” e que ele, como prefeito, não poderia ser responsabilizado por efetuar pagamentos e emitir cheques, que seriam “atividades burocráticas”.

A 9ª Inspetoria Regional de Controle Externo lavrou o termo indicando que foram emitidos diversos cheques pelo gestor, devolvidos por insuficiência de fundos, ocasionando prejuízo ao erário no valor de R$ 313,16, com tarifas bancárias.

Em sua defesa, o prefeito apresentou o comprovante de recolhimento dos valores dispendidos com taxas bancárias em decorrência das irregularidades cometidas.

A relatoria afirmou que o fato minimiza as faltas, sem, por óbvio, eliminá-las.


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Ex-prefeito de Caravelas foi mais uma vez denunciado no Ministério Público

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quarta-feira (29/05), julgou procedente o termo de ocorrência formulado contra o ex-prefeito de Caravelas, Jadson Silva Ruas, em razão de irregularidades no processo licitatório realizado para contratação de serviços de publicação de atos institucionais e oficiais em...

TCM denuncia ex-prefeito de Teixeira de Freitas ao Ministério Público

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA), nesta quarta-feira (16), solicitou ao Ministério Público Estadual investigar o ex-prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco Bitencourt, para apurar a prática de ato criminoso ou de improbidade administrativa na contratação direta de empresas, no exercício de 2015....