Vila de pescadores atrai turistas e muitos foliões na tradicional Festa de São Sebastião

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Manter viva a tradição histórica e cultural dos Pradenses. Baseado nisso a Prefeitura do Prado realizou os festejos em comemoração ao santo São Sebastião, que é lembrado em todo o município. Entre os dias 19 e 21 os distritos de Cumuruxatiba e Guarani renovaram sua devoção e festejaram ao som de grandes atrações.

jarley lovebeat

Na noite da quinta-feira, 19, aconteceu em Cumuruxatiba a abertura dos festejos de 2012. Jarley e banda se apresentou no trio Me Usa. Depois, a febre do momento: Love Beat �?? uma das atrações mais aguardadas, colocou foliões para pular, até quando a noite virou dia.

festa religiosa

Na manhã de sexta-feira, 20, aconteceram os atos religiosos, um dos pontos altos dos tradicionais festejos. A celebração da missa renova os votos ao padroeiro dos pescadores. Mais tarde, centenas de pessoas, dentre os quais, índios, pescadores, nativos e turistas partiram da entrada represa de Cumuraxatiba carregando o imponente �??pau de bastião�?�, ritmados pela música e pela dança folclórica e característica do local. Depois de percorreu as ruas e a orla da praia até a Praça da Igreja de Santo Antônio.

pau bastiao_sendo_carregado

O prefeito João Alberto Amaral �?? Jonga�?? (PC do B) acompanhou todos os atos da festa em Cumuruxatiba. Crente na tradição de que carregar o mastro de São Sebastião é sinônimo de sorte, também participou e ressaltou a satisfação de estar apoiando a cultura popular e as tradições do município. “Investimentos são feitos para manter sempre viva a cultura e todas as manifestações artísticas. Cumuruxatiba, hoje, recebe uma atenção especial da atual administração, no intuito de manter a cultura dos índios, devotos e pescadores”, disse.

carro de_playboy_jarley

Diferente de anos anteriores, a administração municipal do Prado, decidiu manter atrações no dia do hasteamento do ‘pau de bastião’. O cantor Jarley e Banda voltou a se apresentar na Praça da Igreja Matriz, animando durante o hasteamento do pau. A banda Carro de Playboy foi outro sucesso muito aguardado e esperado.

prefeito molhando

O carro pipa da prefeitura acompanhou o percurso refrescando a multidão. Envolvido o clima de devoção e de alegria, sentimentos característicos da Festa de São Sebastião, o Prefeito Jonga subiu veículo para refrescar as pessoas. O encerramento simbólico da festa se deu após o mastro de São Sebastião ser erguido.

pau bastiao_sendo_erguido

Além da festa, as celebrações em Cumuruxatiba trazem um incremento na economia do vilarejo. Pessoas de diversos lugares do Prado e de cidades vizinhas vêm participar, aumentando a circulação de dinheiro e de pessoas em pousadas, bares e restaurantes.

subida no_pau_de_bastiao

São Sebastião, importante oficial das tropas romanas, foi torturado e condenado à morte pelo Imperador por espalhar sua fé e converter muitas pessoas para o cristianismo. Reconhecido como santo protetor da humanidade contra a fome, peste e guerra. O santo é celebrado por diversas cidades da Bahia e do Brasil.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Procissão marca início das comemorações ao padroeiro de Alcobaça

As comemorações do padroeiro de Alcobaça começaram no último sábado, dia 10 de agosto, com a procissão da imagem de São Bernardo, percorrendo as ruas da cidade. No final do dia, por volta das 17h, a imagem seguiu em cortejo, do trevo à Praça da...

Fé e religiosidade nas comemorações à Nossa Senhora da Purificação

Entre os dias 24 de janeiro e 02 de fevereiro os devotos comemoraram a Padroeira Nossa Senhora da Purificação. O evento festivo concentra a fé e a religiosidade do povo pradense. Todos os anos a fé se mantém firme e os festejos reforçam a tradição em...