Hackers interceptaram sites do FBI, da Scotland Yard e vários bancos brasileiros

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Um grupo de hackers interceptou nesta sexta-feira as páginas do FBI e da Scotland Yard na internet, de acordo com a agência de notícias Associated Press.

Segundo a notícia, o Anonymous revelou uma gravação de 15 minutos em que aparece uma teleconferência das entidades dedicada a processar os membros de um grupo de piratas da internet.

anonymous hacker 320479351

A autenticidade da gravação não pôde ser verificada e há suspeitas de que foi editada para retirar os nomes de alguns suspeitos em discussão. Também não foi revelado o modo como os hackers conseguiram gravar a chamada, mas o grupo publicou um e-mail supostamente enviado por um agente do FBI que deu detalhes e uma senha para acessar a ligação. A Scotland Yard prepara um comunicado a ser divulgado nesta sexta-feira. O FBI ainda não se manifestou.

O site do Banco Central brasileiro foi a última vítima da versão brasileira do grupo, nesta sexta-feira. Os ataques sucederam uma série de outras ações contra bancos do país esta semana. Por volta das 10h10 o grupo divulgou no facebook que o site do BC seria alvo de um ataque de “teste para calibrar as nossas armas”. Logo em seguida, a página não carregava. Pouco depois, voltou a carregar normalmente.

Procurado, o BC ainda não tem uma posição oficial. Desde a segunda-feira o mesmo grupo tem clamado a autoria de ataques a páginas de bancos, que passaram por instabilidade e não puderam ser acessados. Entre os alvos atingidos estão os portais dos Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e HSBC.

Nesta sexta-feira (03), os hackers anunciaram ataque aos sites do Banco Central, BMG, Panamericano e CityBank (nacional e internacional). Por volta das 13:30, o grupo Anonymous Brasil divulgou, no microblog Twitter, ataque ao site da Caixa Econômica Federal, que realmente passou por instabilidade, sendo acessado normalmente apenas lá pelas 14 horas. Poucos minutos depois, anunciaram ataque ao portal da Cielo.

OBJETIVO: Os brasileiros do grupo hacker Anonymous afirmaram que os ataques realizados aos sites de instituições bancárias não possuem como objetivo roubar informações ou explorar outras falhas de segurança, apenas chamar a atenção para questões de ativismo do grupo.

O grupo afirma que é composto por sete integrantes com idade entre 25 e 35 anos e que parte deles são profissionais do setor de tecnologia.

Eles se definem como ativistas e ressaltaram que seus ataques são para chamar a atenção da população para a “corrupção e a podridão da política nacional”.

O grupo também afirmou que ao contrário da maioria dos ataques conhecidos, onde hackers espalham softwares maliciosos em diversas máquinas da internet para deflagrarem suas ações, eles utilizam poucos computadores, mas com poder de processamento semelhante aos servidores dos grandes bancos.

Ainda segundo eles, a série de ataques batizada de #OpWeeksPayment realizados nesta semana foi planejada com antecedência.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Cinco erros fatais para quem quer aumentar o engajamento no Instagram

O engajamento do Instagram tem caído cada vez mais e a plataforma favorece conteúdos de Reels, numa clara competição com o TikTok, de modo que entender como usar a rede social a favor do próprio negócio é crucial. Por isso, o especialista em marketing...

Itamaraju assina convênio para levar internet à comunidades carentes do município

Internet Para Todos está chegando para as comunidades mais carentes do município de Itamaraju. A ação foi concretizada durante visita do Prefeito de Itamaraju, Marcelo Angênica, à capital federal, onde assinou convênio no Ministério da Ciência e Tecnologia, garantindo a liberação de 8 (oito)...

Alunos do Projeto Novo Mais Educação assistem palestra sobre jornalismo e suas tecnologias

O Professor de informática, repórter e diretor do portal Itamarajunotícias, Marcos Aurélio Cunha, esteve ministrando uma palestra para alunos do Projeto Novo Mais Educação, sobre a profissão de jornalista. A palestra aconteceu nesta terça-feira (11), em Itamaraju. O profissional aceitou o convite da direção do...