Menina de 02 anos morre no Hospital Municipal de Itamaraju. Familiares indignados partem para cima de médica

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Nesta sexta-feira (06) uma criança de apenas 02 (dois) anos de idade faleceu depois de dar entrada no Hospital Municipal de Itamaraju (HMI). A menina chegou à unidade hospitalar às 06h30min da manhã, mas só veio receber atendimento de um médico às 08h30min, segundo denúncias da família. A direção do hospital rebate a crítica, alegando que a criança já recebia atenção de uma equipe de enfermeiros, desde que chegou. Outro ponto que chama atenção é o fato apontado por familiares de que o mesmo médico teria deixado o hospital às 13 horas, vez em que a criança voltou a ser assistida por enfermeiros.

menina mortaK�?SIA MELLO DOS SANTOS (02) chegou ao HMI com sintomas de pneumonia. Mesmo depois de medicada a pequenina não apresentou melhoras. Em face das poucas condições oferecidas no Hospital Municipal de Itamaraju para as equipes médicas realizarem intervenções mais emergenciais, o diagnóstico apontou a necessidade de transferência para a cidade de Teixeira de Freitas. Durante toda a tarde a garota teria piorado seu quadro clínico e padecido pela falta de um especialista em pediatria, para providenciar a transferência a uma unidade dotada de maior infraestrutura, capaz de prorrogar sua vida.

As primeiras informações apontam que o pedido de transferência só foi providenciado após a chegada de uma médica pediatra, por volta das 19h30, quando o quadro clínico da paciente estava crítico. A garotinha morreu antes mesmo da chegada de uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que a transferiria para a cidade vizinha.

menina doente

Indignados, pai e tios da menina promoveram a quebra de uma pia e de utensílios médicos utilizados na unidade hospitalar. A Polícia Militar esteve no local para conter os ânimos dos familiares, acionados pela diretoria do Hospital Municipal de Itamaraju. Os três homens foram mantidos no Complexo Policial até ás 21h. Liberados, devem responder inquérito policial por vandalismo.

O Corpo da garotinha foi velado na casa de sua mãe, Elisa Mello, na quadra 01, no conjunto habitacional Vale do Jucuruçu. O Sepultamento ocorreu às 16h deste Sábado de Aleluia (07). O laudo pericial do IML de Itamaraju, feito pelo legista, Dr. Ademir, comprovou a causa morte por pneumonia.

Outros casos
Outros dois óbitos aderidos á precariedade do sistema público de saúde em Itamaraju ocorreram recentemente. O primeiro a repercutir foi a morte de uma senhora, em 27 de março, que faleceu de problemas cardíacos após agonizar por 12 horas no HMI. Quando decidiram transferi-la, ela morreu antes de a ambulância do SAMU dá partida.

Outro caso mais recente foi a morte de uma jovem de 24 anos que obteve uma infecção generalizada após um parto mal sucedido. Parte da placenta que envolvia o bebê e parte do cordão umbilical ficaram no útero da mulher.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Ex-prefeito de Caravelas foi mais uma vez denunciado no Ministério Público

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quarta-feira (29/05), julgou procedente o termo de ocorrência formulado contra o ex-prefeito de Caravelas, Jadson Silva Ruas, em razão de irregularidades no processo licitatório realizado para contratação de serviços de publicação de atos institucionais e oficiais em...

TCM denuncia ex-prefeito de Teixeira de Freitas ao Ministério Público

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA), nesta quarta-feira (16), solicitou ao Ministério Público Estadual investigar o ex-prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco Bitencourt, para apurar a prática de ato criminoso ou de improbidade administrativa na contratação direta de empresas, no exercício de 2015....