Advogado e ex-promotor do MP-BA, Carlos Mathias morre aos 85 anos

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O professor e advogado Carlos Fernando Mathias faleceu na noite desta quarta-feira (8), em Brasília, aos 85 anos. Ele passava por tratamento contra um câncer. A informação foi confirmada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde o jurista atuou como desembargador convocado. 

 

O velório acontece a partir das 14h30, na Capela 10 do Cemitério Campo da Esperança, em Brasília, e o sepultamento será às 16h30.

 

Mathias nasceu no Rio de Janeiro e teve longa carreira em diversos órgãos do Judiciário e na academia, entre eles a ocupação do cargo de promotor do Ministério Público da Bahia (MP-BA), de 1977 a 1978. Ele deixa esposa, duas filhas e um neto.

 

BIOGRAFIA

Carlos Fernando Mathias ficou no cargo de desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região de 1995 a 2009, ano em que se aposentou. No final de sua carreira como magistrado, atuou como desembargador convocado no STJ – foi o primeiro a desempenhar esta função no tribunal.

A carreira na magistratura iniciou na década de 60. Carlos Mathias foi graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil, atual UFRJ, em 1961.

 

Ele foi membro do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF),professor do curso de mestrado em direito na Universidade Federal de Goiás, do curso de direito da Universidade de Brasília (UnB), e lecionou nas faculdades de Serviço Social do DF, de Educação, do Instituto de Ciências Humanas da UnB, e no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

 

Ainda atuou como procurador e subprocurador-geral do Distrito Federal, presidente do Conselho Nacional Autoral e do Conselho de Educação do Distrito Federal.

 

A aposentadoria em 2009 não significou o fim de suas contribuições para o meio jurídico. Além da docência nas universidades, Carlos Mathias coordenou as edições do Seminário Internacional Ítalo-Ibero-Brasileiro de Estudos Jurídicos, evento de destaque no calendário dos operadores do direito. A última edição foi realizada em 2021, no STJ. Em 2022, aos 83 anos, realizou sustentação oral no Supremo Tribunal Federal (STF). 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Empresa pede apreensão em imóvel de ministro por dívida de campanha

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, foi alvo no mês passado de um pedido à Justiça para que o apartamento da Câmara que ele ocupa tivesse bens apreendidos para pagar uma dívida da campanha de 2014. Ainda não há decisão sobre o caso, que tramita no Tribunal de Justiça de São Paulo.

Mulher é encontrada morta após provocar e levar soco de torcedor do Bahia

O corpo de Sione Matos dos Santos, de 46 anos, foi encontrado dentro de casa, na noite desta segunda-feira (27), na localidade do Bairro da Paz, em Salvador. Informações preliminares apontam que ela teria sido agredida em um bar na noite de domingo (26), após brincar com um homem sobre a eliminação do Bahia na

Doações a ONG teriam sido usadas em campanha defendida por Dallagnol

Em conversas que integram os documentos da Operação Spoofing, obtidas por meio de um ataque hacker, Bruno Brandão, diretor da organização não governamental (ONG) Transparência Internacional (TI) Brasil, de combate à corrupção, trocou mensagens com o ex-procurador Deltan Dallagnol (foto em destaque), em 2017, sobre uma possível doação à instituição que teria parte revertida em prol