Candidatos a vereador do PT, PSDB e PMDB precisarão de 2 mil votos para se eleger em Itamaraju

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Conforme amplamente divulgado; no último dia para que os partidos políticos e coligações apresentassem o requerimento de registro de candidatos a Prefeito, Vice-Prefeito e Vereador, de acordo com o artigo 11 da Lei 9.504/97; o Partido dos Trabalhadores se atrasou e por isso deixou de requerê-los.

Ao contrário do que muitos pensavam, o atraso custou caro aos candidatos da legenda. Conforme previsto em lei, os partidos e coligações que perdem o prazo ficam impossibilitados de efetuar o registro de seus candidatos, cabendo a estes a condição de requerer o registro individualmente.

A esperança dos candidatos do PT e dos partidos a ele coligados era a de que o Juiz Eleitoral, Humberto José Marçal, aceitasse o que estava registrado em ata e por tabela referendasse a coligação aprovada durante a convenção.

Entretanto, em entrevista concedida na manhã da última quarta-feira (11), o magistrado adiantou que em seu entendimento os candidatos só podem registrar suas candidaturas sem as coligações, �??eu penso que as coligações e os partidos já tiveram sua oportunidade de registro de candidatura, esse prazo terminou no dia 5 de julho às 19 horas, agora só pode ser feito de forma individual, não havendo possibilidade de coligação�?�, explicou.

juiz itamaraju humberto macal

O Juiz ainda afirmou que essa situação vai dificultar as coisas para os candidatos a vereador filiados aos partidos que perderam o prazo, �??vai ficar mais difícil para eles por conta do quociente eleitoral, para se eleger ele terá que alcançar este quociente sozinho enquanto que as coligações contam os votos de todos os candidatos, então penso que será mais difícil�?�, ressalta.

O magistrado informou ainda, que sugeriu aos partidos que perderam o prazo, que eles recorram ao TRE, �??falei com eles, se eu tiver certo ou errado no meu entendimento o Tribunal vai dizer�?�.

Baseados nessa afirmação, podemos afirmar que a �??barbeiragem�?� dos dirigentes do Partido dos Trabalhadores em Itamaraju, vai prejudicar, e muito, aos candidatos a vereador da sigla. Nas eleições municipais de 2008, quando Itamaraju tinha 36.120 eleitores aptos a votar, 80,11% desse total, ou 28.939, compareceu e votou.

Em 2010, os votos válidos apurados para Deputado Federal, foram 27.454. Isso corresponde a pouco mais de 74% do número total de eleitores na época, 36.969. Em 2012, estão aptos a votar em Itamaraju, 41.387 eleitores (veja o quadro). Se 80% desse volume comparecer às urnas e votar válido, teremos um quociente eleitoral de 2.207 votos (resultado da divisão dos 33.109 votos válidos pelo número de cadeiras da Câmara de Itamaraju, 15).

�? esse, o número de votos que cada candidato do PT, do PSDB e do PRTB, vai ter que alcançar se quiser se eleger. Só para que o leitor tenha idéia da dificuldade, na eleição passada, em 2008, o vereador eleito mais votado de Itamaraju obteve 888 votos e o mais votado do PT teve 696 votos.

O atraso do dia 5 de julho também pôs fim na composição da chapa que teria o vereador Elan Wagner Santos Chaves como vice de Dalvadísio, agora o PT vai ter que escolher alguém dentro do próprio partido.

A mesma dificuldade será enfrentada pelo candidato Marcos Ribeiro que teria Edmilson Ciriaco como vice em sua chapa, fruto da coligação entre o PMDB e PT do B. Eles também não conseguiram requerer os registros dentro do prazo e, por conta disso, seus 15 candidatos a vereador terão que fazer o registro individual e alcançar o quociente eleitoral sozinhos, o que é praticamente impossível de acontecer.

Até o momento, só aparecem os nomes de dois candidatos a prefeito de Itamaraju no Site do TSE, mesmo assim com candidaturas ainda não julgadas. Mas o Cartório Eleitoral da 172ª Zona já informou que serão mesmo 4 candidatos a prefeito, Pedro da Campineira, Dalvadísio Lima, Sérgio Lacerda e Marcos Ribeiro.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Mais uma derrota do ex-prefeito de Caravelas na justiça

Desta vez foi em segunda instância, em julgamento no plenário do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA), após analisar o RECURSO ELEITORAL N.° 188-05.2012.6.05.0202 (na íntegra aqui), em que o ex-prefeito tentou afastar os efeitos da condenação em primeira instância, proferida na comarca de...

Justiça eleitoral cassa registro de Jadson Ruas e seu vice-prefeito

A justiça eleitoral da comarca de Caravelas cassou o diploma do prefeito Jadson Silva Ruas e de seu vice-prefeito, Neuvaldo David de Oliveira. A decisão foi proferida nesta sexta-feira (19) pelo Juiz de Direito, Dr. Leonardo Santos Vieira Coelho. Além de ter o diploma cassado,...

Manoelzinho Madeira é reconduzido ao cargo de prefeito de Nova Viçosa

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA) acatou recurso de Manoel da Costa Almeida, o 'Manoelzinho da Madeira', contra ato do atual Presidente da Câmara de Vereadores de Nova Viçosa, Antônio Santana de Oliveira, para assumir o comando do município de Nova Viçosa, após...