Tratamento precoce do HIV ‘cura’ até 15% dos pacientes

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Pesquisadores da França afirmaram que o tratamento rápido logo depois da infecção pelo HIV pode ser suficiente para causar, em até 15% dos pacientes, uma “cura funcional”, quando o vírus da Aids, apesar de não desaparecer do organismo, entra em remissão (redução da infecção) e o paciente não precisa mais tomar remédios.

antiviral

Os cientistas do Instituto Pasteur, em Paris, analisaram o caso de 14 pessoas que receberam o tratamento precoce e depois pararam com a terapia. Nelas, o HIV não deu sinais de voltar a se proliferar.

O grupo de pacientes começou o tratamento em um período de cerca de dez semanas após a infecção. Eles obtiveram o diagnóstico precoce pois foram ao hospital tratar outros problemas, e o HIV foi detectado no sangue.

Em média, o grupo recebeu o tratamento com antirretrovirais durante três anos e, então, a medicação foi interrompida. Normalmente, quando o tratamento é suspenso, o vírus retorna. Mas isso não ocorreu com esse grupo de pacientes. Alguns deles, por exemplo, conseguiram controlar os níveis do vírus durante uma década.

O estudo feito pelo Instituto Pasteur analisou o que aconteceu com o sistema imunológico dos pacientes. O tratamento precoce pode limitar o número de esconderijos inacessíveis do HIV no organismo. Mas os pesquisadores afirmam que ainda não ficou claro porque apenas alguns pacientes conseguiram a cura funcional e outros não.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Prado amplia cobertura do Medicamento em Casa

O município de Prado ampliou o Programa Medicamento em Casa. A informação é da Secretária Municipal de Saúde. Segundo a gestora da pasta, Bárbara Feitosa, o programa encontrava-se com baixa cobertura, prejudicando inúmeros usuários de medicações de uso contínuo, à exemplo daquele que sofrem...

O Doping das Crianças

Frasco com vírus mortal desaparece de laboratório nos EUA

A Universidade do Texas (EUA), mantenedora do Laboratório Nacional Galveston, anunciou ter perdido um de seus frascos contendo amostras de um vírus mortal.O laboratório, especializado em bioterrorismo e combate a doenças emergentes, mantém amostras dos vírus mais perigosos conhecidos pela humanidade em uma instalação...