Comissões do Senado aprovam criação da Universidade do Sul da Bahia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

As comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado aprovaram, nesta quarta-feira (17), a criação da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba).

A matéria seguirá agora para o plenário do Senado, em regime de urgência, conforme requerimento votado pelos parlamentares. O relator da matéria na CCJ, senador Walter Pinheiro (PT-BA), articulou para que o projeto da criação da Ufesba seja apreciado assim que duas Medidas Provisórias que trancam a pauta sejam votadas.

ufsba senado federal

“O presidente da Casa, Renan Calheiros, se comprometeu em colocar a matéria em votação na primeira oportunidade, assim que abrir uma brecha na pauta.

Como o Projeto de Lei Complementar foi terminativo na Câmara, não pôde deixar de passar pelo plenário do Senado. Após esta etapa, o projeto fica, assim, pronto para a sanção da presidente Dilma Rousseff”, explicou o petista.

No relatório apresentado na CCJ, Pinheiro lembrou a importância da nova universidade para a interiorização da educação superior pública do Estado e disse que a nova universidade deverá atender mais de 11 mil alunos, em 36 cursos.

A Ufesba terá sede no município de Itabuna, no sul do estado, com campi nas cidades de Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

O projeto que cria a universidade prevê a criação de 617 cargos de professor e 623 cargos para ocupar o quadro de pessoal da Ufesba.

Pinheiro também comemorou a aprovação pela Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (17), da criação da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufoba).

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Alunos participam de projeto para conscientizar sobre a dengue

Várias escolas da rede de ensino da cidade do Prado saem às ruas nesta sexta-feira (13) para conscientizar sobre os cuidados necessários com o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação faz parte do projeto educacional das escolas Benjamim Mascarenhas, Luis Eduardo e...