Cacauicultores de assentamento baiano produzem Chocolate Artesanal

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O Assentamento Terra Vista, localizado no município de Arataca, Sul da Bahia, tem sido destaque na produção de cacau orgânico. Esse cultivo dá origem ao chocolate artesanal, confeccionado no próprio assentamento, com o intuito de aumentar a renda das famílias.

Com a produção do cacau, os assentados confeccionam uma média de 150 kg de chocolate artesanal por mês, há pelo menos 6 meses. O chocolate que tem 50% de cacau orgânico está em fase de experimentação e divulgação.

chocolate artesanal

O produto está sendo mostrado em órgãos do Governo e em Universidades. Ailton Mendonça que faz parte da coordenação da Cooperativa de Produção Agropecuária Construindo o Sul (Cooprasul) esteve o ano passado na feira Salon de chocolate na França para apresentar o produto, elevando a importância na qualidade do chocolate artesanal.

Produção: Segundo o coordenador Cooprasul do Terra Vista, Joelson Ferreira Oliveira, a produção do chocolate começa com o cultivo do cacau orgânico que eles desenvolvem no assentamento há 6 anos.

chocolate artesanal 2

No processo de fabricação do cacau fino, eles deixam as sementes da fruta em processo de fermentação no período de 7 a 8 dias, e em seguida são expostas ao sol durante aproximadamente 13 dias. Com o cacau fino pronto, ele é mandado para a fábrica de Ibicaraí, onde passam pelo processo de industrialização e finalização do Chocolate Artesanal Cooprasul.Mas, Oliveira destaca que todo o procedimento da cadeia produtiva do cacau é desenvolvido no assentamento Terra Vista.

Iniciativa: A iniciativa em fazer o chocolate artesanal surgiu dos próprios assentados que já trabalham há anos com a agroecologia. As engrenagens para este desenvolvimento ganharam ritmo com a implantação do Projeto de Recuperação e de Conservação dos Recursos Naturais do Incra que promoveu a recuperação de reservas ambientais em Áreas de Preservação Permanentes (APPs) e a inclusão de práticas conservacionistas e de educação ecológica, em 2006.

Mas a ação do Incra foi o primeiro impulso, porém as participações do Instituto Cabruca de Ilhéus, e da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) foram decisivas para o avanço do modelo agrícola entre as famílias do Terra Vista.

Hoje o assentamento que inclui em sua produção o chocolate artesanal, fruto do trabalho agroecológico, abriga dois centros educacionais que oferecem ensino fundamental, cursos profissionalizantes e de nível superior com enfoque na agroecologia, para 854 estudantes.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Reunião em São José discutiu estratégias para o aumento da Produtividade da mandioca no município de Alcobaça

A reunião aconteceu na última terça-feira (10) na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, em São José, distrito de Alcobaça. O município foi dividido em 05 (cinco) núcleos territoriais para favorecer a participação do maior número possível de agricultores nas atividades. Núcleo...

Ações coletivas são apresentadas no Plano de Ação Territorial da Mandiocultura (PAT)

O plano tem contribuído para aumentar a produtividade da mandioca, com capacitações, adequação no beneficiamento da mandioca, através do Programa Farinheira Sustentável, da comercialização, associativismo e financiamentos, dentre outras ações.O evento de apresentação aconteceu nesta terça feira (13), durante coletiva de imprensa realizada no...

Alcobaça realiza 2º encontro com a agricultura familiar

O evento aconteceu nesta quarta-feira, dia 14, no salão Paroquial da Igreja Católica de São José, distrito de Alcobaça. Neste segundo encontro foram discutidos o planejamento para as ações de fomento e a participação da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Outros dois...