Recepção do primeiro médico estrangeiro que irá atuar na Bahia pelo Programa Mais Médicos

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O primeiro dos 41 médicos com registro profissional de fora do país inscritos no Programa Mais Médicos que irão atuar na Bahia desembarcou nesta sexta-feira (23) em Salvador. O médico português Raul dos Reis Ramalho foi recebido no Aeroporto Luis Eduardo Magalhães pelo secretário da Saúde da Saúde, Jorge Solla, pelo secretário de saúde do município, José Antonio Rodrigues Alves. O profissional irá atuar na Unidade de Saúde da Família de Nova Constituinte no Subúrbio Ferroviário, em Salvador.

1239432 497659150317019 208863923 n

O médico português tem 66 anos e fez a graduação na Escola Baiana de Medicina e chegou a atuar na Maternidade do Iperba e no Hospital Santa Izabel. Em Portugal ele atuava como cirurgião. �??Minha expectativa é que tudo ocorra da melhor e que eu possa ser útil e atinja os objetos que o governo brasileiro colocou no programa. Acho que os médicos estrangeiros terão alguns desafios como a cultura e a língua, mas serão superados�?�, disse o médico. Ainda nesta sexta-feira desembarcam um médico vindo do Uruguai e outro da Argentina.

1240149 497659136983687 1412390548 n

Ao todo 144 profissionais confirmaram participação na Bahia. . Os participantes estarão distribuídos em 63 municípios, sendo a maioria (49) em regiões de extrema pobreza. O número de vagas preenchidas equivale a 10% da demanda dos municípios do estado, que apontaram a necessidade de 1.382 médicos para completar seus quadros na atenção básica do Sistema �?nico de Saúde (SUS).

O secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, destacou que mesmo os profissionais atuando na Atenção Básica haverá uma melhora nos hospitais. �??Raul dos Reis Ramalho vai atuar em unidade do Subúrbio que está há algum tempo sem médico. Os pacientes que procuram aquela unidade e não encontram o profissional acabam indo para o Hospital do Subúrbio. Então as emergências hospitalares recebem muitos pacientes que poderiam ter seus problemas resolvidos, e com melhor qualidade, em um posto de saúde�?�, afirmou Jorge Solla.

560505 497659423650325 831201614 n

Dos 1.618 médicos confirmados em todos os estados do Brasil na primeira seleção do programa, 1.096 já atuam no Brasil, 358 são estrangeiros e 164 são brasileiros graduados no exterior. Cerca de 6,5 milhões de usuários do Sistema �?nico de Saúde (SUS) serão diretamente beneficiados na primeira etapa do Mais Médicos.

Considerando a quantidade de médicos alocados, o Estado com maior número é a Bahia, com 144 profissionais, seguida de São Paulo (134), Rio Grande do Sul (119), Ceará (117), Goiás (103), Minas Gerais (101), Paraná (98), Amazonas (88), Pernambuco (84) e Rio de Janeiro (70).

Quando chegarem ao Brasil, os médicos estrangeiros se concentrarão inicialmente em oito capitais: Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza. Nessas cidades, participarão, por três semanas (de 26 de agosto a 13 de setembro), de aulas de avaliação sobre saúde pública brasileira e língua portuguesa, totalizando carga horária de 120 horas. Após a aprovação nesta etapa, começam a atender a população na segunda quinzena de setembro.
Depois de avaliados, os médicos que tiverem sua qualificação atestada receberão um registro profissional provisório. Durante o período de atuação, as prefeituras que receberão esses profissionais serão responsáveis pela alimentação e moradia dos médicos.

Como definido desde o lançamento do programa, os brasileiros tiveram prioridade no preenchimento dos postos apontados. As vagas remanescentes foram oferecidas primeiramente aos brasileiros graduados no exterior e em seguida aos estrangeiros. Os médicos com diplomas de fora do Brasil vão atuar com autorização profissional provisória, restrita à atenção básica e às regiões onde serão alocados pelo programa.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Ministério da Saúde antecipa R$ 104,6 milhões a municípios da Bahia afetados pelas chuvas

O recurso será utilizado no reforço da atuação das equipes de saúde, que estão na linha de frente de atendimento das famílias atingidas pelas fortes chuvas na Bahia. O Ministério da Saúde antecipou o repasse de R$ 104,6 milhões para a Atenção Primária, a porta...

Caravelas realizou mutirão noturno em Juerana

A ação ocorreu na noite desta quarta-feira, dia 28, na Unidade Básica de Saúde Oscarlina Assis de Oliveira, em Juerana, distrito do município de Caravelas.A grande maioria dos homens, moradores de Juerana, trabalham durante o dia, o que dificulta o acesso deles à unidade...