Reunião do Conselho do Parque Nacional para revisão do plano de manejo

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Nesta sexta-feira, dia 13, o Conselho consultivo e deliberativo, responsável por definir metas e ações de gestão e gerenciamento do Parque Nacional do Descobrimento (PND), se reuniu para traçar o Plano de Manejo da unidade de conservação, que é uma das maiores na preservação de áreas remanescentes da Mata Atlântica.

revisao plano manejo parque nacional descobrimento

O Parque Nacional do Descobrimento foi criado em 1999 e está situado no extremo Sul da Bahia, preservando pouco mais de 21 mil hectares. �? considerado Reserva da Biosfera.

Apenas 60% dos 68 parques nacionais (Parnas) brasileiros, que ocupam mais de 25 milhões de hectares do território nacional, têm planos de manejo elaborados e em execução.

conselho revisando plano de manejo do parque

Esses documentos reúnem todas as informações, como o zoneamento da área, as espécies ameaçadas, as atividades permitidas nos parques, além de orientar grande parte das decisões no dia a dia das unidades de conservação (UCs).

O problema das administrações dos parques e do Instituto Chico Mendes (ICMBio),  responsável pela gestão das unidades, é a burocracia e o modelo defasado que orienta a elaboração desses documentos.

aristides neto chefe parque nacional do descobrimento

Segundo Aristides Neto, a reunião serviu, justamente, para revisar o documento, que será encaminhado para Brasília. �??O plano está na fase de elaboração para contar com a participação da comunidade que vive no entorno da unidade�?�, concluiu.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

No Dia Mundial da Água, confira dicas de consumo racional do recurso

Todos os anos, o mundo debate sobre a importância da água para a sobrevivência humana. A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com objetivo de ampliar a discussão sobre o recurso natural, essencial para vida em nosso planeta,...

Itamaraju: mulher chega ao topo do monte pescoço

Um dos principais cartões postais do extremo sul baiano, o Monte Pescoço, em Itamaraju, recebeu novamente a visita de montanhistas ansiosos para explorar os seus encantos, que vêm despertando curiosidade em quem passa pela região. Com o apoio logístico do Gads (Grupo de Apoio ao...