Projeto de criação de novos municípios segue para sanção de Dilma Rousseff

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

mudanca no mapaLevantamento da União Brasileira em Defesa da Criação dos Novos Municípios (UBDCNM) indica que Maranhão, Bahia, Ceará e Pará são os estados onde mais municípios poderão ser criados depois de ter sido aprovado, na Câmara e no Senado, projeto de lei que estabelece as regras para a emancipação de distritos.

De acordo com a entidade, o Maranhão tem 32 distritos que atendem aos requisitos estipulados pelo projeto para emancipação. A Bahia tem 28, o Ceará, 26, e o Pará, 21. No total, o levantamento apontou 185 distritos em todo o país em condições de reivindicar a separação dos municípios aos quais atualmente pertencem. Há ainda, segundo a entidade, uma proposta de fusão de três municípios no Rio Grande do Sul.

ESTADOS COM MAIS DISTRITOS EM CONDI�?�?ES DE SE EMANCIPAR (*)

Estado

Distritos prontos para emancipação

Número atual de municípios

Maranhão

32

217

Bahia

28

417

Ceará

26

184

Pará

21

144

Pernambuco

12

185

Mato Grosso

11

141

Amazonas

9

62

Goiás

6

246

São Paulo

6

645

Esp. Santo

4

78

R. G. Norte

4

167

R. de Janeiro

4

92

M. G. do Sul

3

79

Minas Gerais

3

853

Rondônia

3

52

Sergipe

3

75

Acre

2

22

Paraíba

2

223

Sta. Catarina

2

295

Amapá

1

16

Paraná

1

399

Roraima

1

15

Tocantins

1

139

O levantamento serviu de base para o parecer do relator do projeto no Senado, Valdir Raupp (PMDB-RO), aprovado na última quarta-feira (16). Com a aprovação, o projeto, que já tinha passado na Câmara, teve a tramitação concluída no Congresso e agora segue para sanção ou veto pela presidente Dilma Rousseff.

Os distritos do extremo sul da Bahia – Posto da Mata e Itabatã – podem estar entre aqueles com condições de se tornarem novos municípios. A emancipação, no entanto, só irá ocorrer depois da realização de um plebiscito.

Regras
A proposta aprovada no Senado estabelece a população mínima que cada localidade deverá ter para que seja possível formar um novo município. Nas regiões Sul e Sudeste, cada novo município deverá ter cerca de 12 mil habitantes. No Norte e no Centro-Oeste serão aproximadamente 6 mil. Para o Nordeste, o número é de 8,5 mil.

Ao contrário do texto que havia sido aprovado inicialmente na Câmara, o texto aprovado pelos senadores impede novos municípios em reservas indígenas ou ambientais e em áreas pertencentes à União, a fundações e autarquias do governo federal.

O projeto também determina que, tanto para a emancipação de distrito quanto para a fusão, ao menos 20% do eleitorado da localidade deve subscrever pedido para realizar a mudança, que ainda depende de estudos técnicos e da realização de plebiscito entre todo o eleitorado da municipalidade.

Com informações do G1

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Vereadores aprovam estabilidade de agentes de saúde e de endemias do Prado

A última sessão legislativa da Câmara de Vereadores de Prado, neste ano de 2018, foi realizada, na manhã desta terça-feira (12). Na pauta dos trabalhos legislativos estava a votação do Projeto de Lei N.º 13/2017, de autoria da Prefeita Mayra Brito. Com muitos dos agentes...

Vereadores aprovam projeto de proteção à gestantes em Teixeira de Freitas

Garantir proteção às mulheres gestantes e seus bebês. Esse é o objetivo do projeto de lei aprovado, nesta quarta-feira (16), na Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas. A iniciativa foi do vereador Jonathan Molar (SD). O projeto seguiu para a sanção do Prefeito Temóteo...

Vereadora propõe fechamento de acesso em praça de Prado

Impedir o acesso de veículo à Praça de Eventos é a proposta apresentada pela Vereadora Bruna (PMDB) durante sessão realizada na noite desta terça-feira (22). A medida extrema é até redundante, já que é inconcebível e injustificável o uso de uma praça como estacionamento. O...