Equipe do INEMA vem analisar autorizações e licenciamento ambiental do La Isla

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Fontes de informações da capital baiana informaram ao PrimeiroJornal que o órgão licenciador no estado da Bahia, o INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) autorizou a visita técnica de uma equipe para analisar a situação do Resort La Isla. A equipe deve chegar à Prado ainda nesta semana.

problema la isla

O problema por qual está passando o empreendimento turístico divide opiniões no município do Prado, onde está construído, há mais de uma década. Uns defendem a exploração da antiga área de manguezal, onde foi construído. Outros consideram o fato socioeconomico do La Isla.

Moradores do Prado, que acompanharam a abertura do empreendimento, culpam a falta de atenção aos impactos ambientais, que os responsáveis pela abertura do negócio acabaram desconsiderando.

Desde o último mês de agosto, quando ocorreu o rompimento da praia e abertura da �??Nova Barra�?�, por onde se encontram as águas do Mar Atlântico com o Rio Jucuruçu, que parte da estrutura do La Isla vem sendo afetada pela força das marés. Em dias de maré alta, ondas de vários metros avançam sobre o espaço construído do La Isla.

mare na ilha

Uma barraca de praia, dois píer de acesso e dois prédios foram afetados. Os esforços da atual diretoria foi o de tentar conter a força do mar, até ser impedida por órgãos ambientais de quaisquer atividades que modifiquem o espaço ambiental.

Segundo Ferreira Júnior, Diretor de Operações do La Isla, desde a aquisição que o Banco Sofisa trabalha para renovar licenças e viabilizar outras autorizações capazes de manter o empreendimento turístico no rumo do desenvolvimento e da sustentabilidade social e ambiental.

Ainda segundo Ferreira, são 94 empregos diretos �?? registrados em carteira assinada �?? e outros quase 140 temporários. �??Na alta temporada pode passar dos 300 empregos�?�, afirmou. Os salários pagos aos funcionários �??e outros 450 mil reais na compras de produtos e serviços no mercado local, injetam na economia pradense quase R$ 1 milhão de reais, todos os meses, sem considerar os quase 5 mil turistas que se hospedam todos os meses no Resort La Isla�?�, destacou.

vereadores no resort

Considerando o potencial econômico e turístico, todos os vereadores da Câmara Municipal e a Prefeita Mayra Brito já manifestaram apoio à um dos principais empregadores privados do Prado. A importância do Resort La Isla para o município mobiliza esforços em várias frentes. Políticos de vários níveis �?? além de vereadores, há deputados e senadores �?? preocupados com o impacto socioeconômico, numa eventual dificuldade para continuidade das operações do empreendimento.

lazer

Há meses está aberto no sistema Day Use, com tudo livre, para frequentadores locais. A população pode desfrutar do espaço de lazer frequentado por milhares de hospedes que visitam o La Isla, mensalmente.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

No Dia Mundial da Água, confira dicas de consumo racional do recurso

Todos os anos, o mundo debate sobre a importância da água para a sobrevivência humana. A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com objetivo de ampliar a discussão sobre o recurso natural, essencial para vida em nosso planeta,...

Itamaraju: mulher chega ao topo do monte pescoço

Um dos principais cartões postais do extremo sul baiano, o Monte Pescoço, em Itamaraju, recebeu novamente a visita de montanhistas ansiosos para explorar os seus encantos, que vêm despertando curiosidade em quem passa pela região. Com o apoio logístico do Gads (Grupo de Apoio ao...