Curumim Batuque vai participar de oficina de percussão e do carnaval em Salvador

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A partir de 16 de fevereiro até 04 de março, o grupo artístico cultural, conhecido como Curumim Batuque vai participar de oficina de percussão e dança com o grupo Ilê Aiyê da Bahia. Conforme informou ao PrimeiroJornal, o coordenador do projeto, Klinger Teodoro, “o Curumim Batuque vai sair no Bloco Tambores do Mundo, participando de ensaios e apresentações dentro do Carnaval de Salvador”, destacou.

curumim batuque 2

O grupo Ilê Aiyê vai ensinar as técnicas da percussão e da dança, mostrando a musicalidade do carnaval da Bahia, através dos tambores e a força do ritmo que surgiu da tradição africana com as coreografias. 

em salvadorSOBRE O IL�? AIY�?, ou simplesmente Ilê, é o mais antigo bloco-afro do carnaval da cidade do Salvador, no estado da Bahia. Criado em 1º de novembro de 1974, o Ilê torna-se o primeiro bloco afro do Brasil, sendo hoje, um grupo cultural de luta pela valorização e inclusão da população afro-descendente, inspirando a criação de muitos outros grupos culturais no Brasil e no mundo.

O movimento rítmico musical inventado na década de 70 pelo Ilê Aiyê foi responsável pela revolução do carnaval baiano. A partir desse processo, a musicalidade do carnaval da Bahia ganhou novos ritmos oriundos da tradição africana. Com seus 3 mil associados, o Ilê Aiyê é considerado hoje patrimônio da cultura baiana.

 

SOBRE O CURUMIM BATUKE, que é um grupo de percussão formado por meninos da vila de pescadores de Cumuruxatiba, que são mantidos por um grupo de amigos e pelos donos do Restaurante Mama África.

 

No dia 31 de dezembro, às 23h eles começam a tocar sua música contagiante, na inspiração do Olodum e descem o Morro da Fumaça carregando todo mundo para a virada do ano na praia do centro e todos chegam energizados para o dia da Confraternização Universal. Este é o Arrastão Curumim Batuque, que durante todo o ano inspira jovens para a musicalidade em vários instrumentos.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Moradores de Rancho Alegre revivem a tradição na Puxada do Mastro de São Sebastião

O povo na rua para assistir à uma das mais antigas tradições dos moradores de Rancho Alegre, distrito do município de Caravelas. Neste domingo, dia 13, da porta de casa, nas ruas e na praça. Em todos os lugares tinha alguém assistindo à puxada do...

Filarmônica Lira Pradense com novos equipamentos e uniformes

Depois dos novos equipamentos musicais, a Filarmônica Lira Pradense estreou o novo uniforme. Por onde passava, chamava atençao dos moradores. A filarmônica faz parte dos atrativos e do acerto histórico e cultural do município. Cerca de quarenta jovens participam do projeto social, que...

Mouros e Cristãos recebem novos uniformes para manter viva a cultura

Novos uniformes vão vestir o grupo cultural e religioso, conhecido como Mouros e Cristãos. A entrega aconteceu na última segunda-feira, dia 20, durante os festejos de São Sebastião, padroeiro na vila de pescadores, conhecida como Cumuruxatiba, que está localizada no litoral do município Prado....