Sustentabilidade: Importante mecanismo para a preservação das gerações futuras

0
401
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Uma das grandes preocupações das sociedades no cenário contemporâneo é a sustentabilidade, termo utilizado para designar as ações que os seres humanos devam tomar, afim de não comprometer a integridade dos recursos naturais para as futuras gerações.

Uma pessoa ou instituição sustentável é aquela que toma medidas em prol do combate ao desperdício, seja de água, alimentos, ou até mesmo, o combate ao desmatamento, às queimadas ou qualquer dano gerado ao meio ambiente, com o intuito de protegê-lo.

Tratar da sustentabilidade é tratar soluções que possam nos auxiliar a manter a preservação da economia sem afetar os recursos naturais. As medidas para que este modelo se efetive pode ser mais simples do que possamos imaginar. Como plantar árvores, economizar água, diminuir o consumismo exagerado, produzir menos lixo e reciclar.

Acredito que o passo inicial para que o planeta seja preservado é através da educação ambiental, uma ação educativa que contribui para a formação de cidadãos conscientes da preservação do meio ambiente e aptos a tomar decisões coletivas sobre questões ambientais necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. Não significa restringir ao âmbito escolar, mas é uma medida importante diante a emergência em estabelecermos novos mecanismos e suas aplicações no dia a dia.

Assim, para que uma sociedade sustentável exista de verdade, é necessária a ação de todos, tanto do governo na elaboração de leis rígidas para o meio ambiente e com uma fiscalização correta, da sociedade e das instituições para conservarem os recursos naturais.

A promoção da sustentabilidade tem sido um desafio no mundo inteiro, pois nem todos os países estão dispostos a promover a conservação do meio ambiente, pois isso implicaria reduzir determinadas ações, como a produção industrial poluidora, entre outras. Por outro lado, é importante que todos compreendam a ideia de que desenvolvimento sustentável não significa crescer menos economicamente, mas fazer a economia crescer com responsabilidade ambiental.

.

Que você achou desse assunto?

Participe de nosso grupo no Telegram: https://t.me/+C0nOn5RbhfllNGM5