Família faz campanha para incentivar a doação de medula óssea

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Uma lição de força. Esta é apenas uma das coisas que você pode aprender com o pequeno Pedro Garuzzi, de apenas 6 anos. Há pouco mais de dois anos, ele e sua família, que é de Teixeira de Freitas, foram pegos de surpresa. �??Tudo começou em 2013, quando meu filho o Pedrinho começou a ficar doente com muita frequência: febre, sem apetite, perdeu peso, pequenas manchas roxas no corpo. Depois de levá-lo a vários médicos de Teixeira, sempre sem um diagnóstico preciso, o trouxemos para Vitória/ES, onde no mesmo dia foi diagnosticado com Leucemia�?�, explica o pai, Tarciso Garuzzi.

Com esse diagnóstico, a família teve que tomar decisões drásticas: voltaram a Teixeira de Freitas, entregaram a casa onde viviam e se mudaram em definitivo para Vitória onde passaram 8 meses morando no hospital para acompanhar de perto o tratamento do pequeno Pedro. �??Toda a quimioterapia tem reações adversas como perda de apetite, enjoos, perda de cabelo. Mas tudo isso foi superado durante o tratamento. Depois desse tempo, ele começou a fazer a quimioterapia uma vez por semana com uma injeção e todo dia tomava um comprimido quimioterápico, pois ele iniciava a fase de manutenção e acompanhamento evolutivo da doença�?�, Tarciso.

No caso de Pedrinho, inicialmente, o resultado foi de zero células ruins. Mas, lamentavelmente, após pouco mais de um ano a leucemia do Pedro reincidiu. Nesse retorno, há cerca de três meses, a médica deixou claro que o transplante de medula seria a melhor opção a ser seguida. Enquanto isso, Pedro voltou a fazer quimioterapia com o objetivo de zerar as células leucêmicas novamente.

Desde a descoberta, a família e os amigos do pequeno Pedro iniciaram uma campanha para incentivar a doação de medula óssea. Mas, incrivelmente, eles não estão focados apenas em conseguir um doador apenas para o Pedro. �??Nós preferimos que o máximo de pessoas se predisponha a doar, pois se não for compatível com nosso filho, ainda poderá ser com outra pessoa e ajudar assim mesmo�?�.

garoto_com_leucemia_2Doação: Quando não há um doador compatível na família do paciente, é iniciada uma busca de um doador compatível entre os grupos étnicos (brancos, negros, amarelos etc.) semelhantes, mas não aparentados. O número de doadores voluntários, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, o INCA, tem aumentado significativamente nos últimos anos. Em 2000, existiam apenas 12 mil inscritos. Naquele ano, dos transplantes de medula realizados, apenas 10% dos doadores eram brasileiros localizados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula �?ssea). Em novembro de 2014 já havia mais de 3,500 milhões de doadores inscritos, aumentando o percentual para 70%.

Quem pode doar? Para ser doador é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e gozar de boa saúde. O candidato a doador deverá procurar o hemocentro mais próximo de sua casa, onde será agendada uma entrevista para esclarecer dúvidas a respeito das doações e, em seguida será feita a coleta de uma amostra de sangue (10 ml) para a tipagem de HLA (características genéticas importantes para a seleção de um doador). Os dados do doador são inseridos no cadastro do REDOME e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação.

O transplante de medula óssea é um procedimento seguro, realizado em ambiente cirúrgico, feito sob anestesia geral, e requer internação de, no mínimo, 24 horas. �? importante esclarecer que a Medula usada em transplante é a medula óssea, que é tirada da parte de trás da bacia, longe da coluna. Não dói, já que o paciente estará anestesiado e pode ser liberado no dia seguinte ao procedimento.

Seja um doador! Tire suas dúvidas no site http://www1.inca.gov.br/ ou procure o hemocentro mais próximo. Você pode salvar muitas vidas dedicando apenas algumas horas da sua.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Prévia do DVD do Projeto Pradenses Em Movimento

Grupos culturais integrantes do Projeto Pradenses em Movimento participaram da gravação do 1º Dvd ao vivo na Praça de eventos, um dia especial para a cultura pradense. A gravação aconteceu no ultimo dia 01 de dezembro de 2013, na praça de eventos de Prado....

Prado realiza a 6ª Caminhada da Paz

Na tarde deste domingo (02/05) aconteceu a sexta edição da Caminhada da Paz. O evento é grande uma iniciativa do Conselho Municipal de Segurança que, sob a presidência de Antônio Leal, conseguiu sensibilizar a comunidade e a opinião pública da importância em...