Leite materno pode salvar milhares de vidas

Publicado:

Mais uma vez, pesquisas apontam os benefícios do aleitamento materno até os seis primeiros meses de vida do bebê.

A pesquisa sobre amamentação foi coordenada por um cientista gaúcho, o epidemiologista Cesar Victora, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e um dos cientistas brasileiros de maior projeção. ?? convite da Organização Mundial de Saúde (OMS) para comandar o grupo internacional que cruzou dados de 28 pesquisas já realizadas sobre o tema.

Os dados mostram que aleitamento materno diminui risco de câncer de mama e de ovário nas mães e, nas crianças, reduz risco de desenvolver obesidade e diabetes na fase adulta, além de aumentar a imunidade do organismo à dezenas de doenças.

aleitamento_materno2O estudo revela que a amamentação poderia evitar a morte de 800 mil crianças por ano, em todo o mundo, e salvar a vida de 20 mil mulheres.

Ainda tem a redução de custo com a saúde. No Brasil, o aumento das taxas de amamentação de crianças de até seis meses de idade reduziria os custos com tratamento de doenças como pneumonia, diarreia e asma.

Conforme o trabalho, a falta de amamentação causa um prejuízo anual de US$ 302 bilhões, por limitar o desenvolvimento intelectual ??? são US$ 8,7 bilhões perdidos apenas no Brasil.

.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Baixada Santista registra ao menos 44 casos de meningite em 2025

Seis dos nove municípios da Baixada Santista relataram 44 casos de meningite em 2025, além de sete mortes relacionadas à doença. As cidades...

Brasil apresenta planos à coalizão global para vacinas e medicamentos

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, está na África do Sul para participar da reunião do G20 Saúde. Durante o encontro, ele compartilhou...

Unesco faz recomendação inédita para uso ético da neurotecnologia

A neurotecnologia, que permite monitorar e até modificar a atividade cerebral, está ganhando destaque mundial. Há milhares de pessoas utilizando essa tecnologia em...