Caravelas vive dia histórico com a visita de deputados defendendo a reativação da Ferrovia Bahia Minas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A visita de João Leite (PSDB/MG), presidente da Comissão Pró-Ferrovia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, à cidade de Caravelas, nesta sexta-feira (24), é um importante passo para consolidar a entrada do município no projeto mineiro de reativação da Ferrovia Bahia Minas.

A inclusão de Caravelas na proposta da Assembleia Legislativa de Minas Gerais pode representar uma grande oportunidade de geração de emprego e renda para muitas famílias.

IMG 7683
João Leite (deputado estadual de Minas Gerais), Silvio Ramalho (prefeito e Caravelas) e Robinho (deputado estadual da Bahia)

O deputado Robinho (PP/BA), presidente da Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa da Bahia, participou da recepção do deputado mineiro, se colocando à disposição de apoiar a reativação da ferrovia, por onde passou boa parte da produção de minérios, durante os anos de 1882 e 1966, ano em que foi desativada.

Os dois deputados, recepcionados por secretários municipais e pelo Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, visitaram o Píer Municipal, o aeroporto e a estrutura da rede pública de ensino e de saúde do município.

O deputado mineiro se encantou com tudo o que viu, sobretudo, com a cultura e a história dos caravelenses.

IMG 7655
Visita ao Pier Municipal de Caravelas

A FERROVIA – De Minas para o mundo, boa parte da produção de minérios era transportada em vagões da Bahia Minas, ao longo de 574 quilômetros, entre Araçuaí, em solo mineiro, até alcançar o mar, em Caravelas, na Bahia.

As lembranças desse tempo ainda estão fortes na memória dos caravelenses. A Estação Ferroviária de Juerana e a Comunidade de Ponta de Areia é a história viva dos tempos áureos dos trens desbravando o caminho entre fazendas, povoados e cidades, transportando o progresso e o desenvolvimento.

A revitalização da malha ferroviária é um movimento cada vez mais forte, principalmente, porque é visto como alternativa para diminuir o impacto do transporte de cargas nas estradas brasileiras.

[justified_image_grid flickr_user=80275062@N06 flickr_photoset=72157715235115962].

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Câmara de Caravelas mantém aprovação das contas de 2023 do ex-prefeito Silvio Ramalho

As contas do ex-prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, relativas ao exercício financeiro de 2023, foram mantidas como aprovadas com ressalvas após votação na sessão...

Maioria dos vereadores de Caravelas reprova lei orçamentária com pedido de Doutor Adauto para autorizar até cem por cento de suplementação em 2026

Por 6 votos a 4, a Câmara de Vereadores de Caravelas rejeitou o pedido da gestão do prefeito Doutor Adauto para ter autorização de...

Presidente da Câmara de Alcobaça discute aviação regional e solicita atenção para aeroporto de Caravelas

O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Érico Miranda, participou de uma reunião com representantes do Governo da Bahia para tratar da aviação regional....