Péter Magyar promete suspender mídia estatal na Hungria

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Péter Magyar, eleito primeiro-ministro da Hungria, anunciou nesta quarta-feira, 15 de abril de 2026, que suspenderá a cobertura da mídia estatal assim que tomar posse, sinalizando uma mudança profunda após 16 anos de governo sob Viktor Orbán. A promessa foi feita durante a primeira trazida de conversa pública após a vitória, com expectativa de formar um novo governo já a partir de 5 de maio, conforme pedido ao presidente para convocar o parlamento com urgência.

Magyar deixou claro que, após a formação do governo conhecido como TISZA, os serviços de notícias da mídia “pública” serão interrompidos até que o seu caráter de serviço público seja restaurado. Em publicação feita no X, ele ressaltou que o atual partido-Estado está se desfazendo diante dos olhos da população e que, em breve, ele participaria novamente da mídia pública, em uma transmissão ao vivo, como convidado.

Em Budapeste, durante uma coletiva de imprensa na última segunda-feira, Magyar informou que pediu ao presidente para convocar o parlamento o mais rapidamente possível, com a meta de substituir Orbán já a partir de 5 de maio. Segundo ele, “o povo húngaro não votou por apenas uma mudança de governo, e sim por uma mudança total de regime.”

Os planos anunciados vão além da mudança de comando. Magyar comprometeu-se a cooperar com outros países europeus, encerrando a resistência às políticas da União Europeia que marcou a era Orbán, e a defender posições que atendam aos anseios da população húngara. A agenda inclui restaurar o Estado de Direito e reformar as estruturas governamentais para torná-las mais independentes e capazes de combater a corrupção.

Entre as medidas anunciadas estão a criação de novos ministérios para enfrentar questões críticas em áreas como saúde pública, proteção ambiental e educação. O objetivo é consolidar serviços eficientes, transparentes e alinhados aos padrões de responsabilidade institucional que o novo governo pretende impor, afastando-se da percepção de domínio de um aparato estatal dito “partido-Estado”.

Durante a apresentação, Magyar reforçou a disposição de colaborar com parceiros da Europa, enfatizando que o país deve acompanhar a evolução política e econômica do bloco, sem abrir mão de prioridades nacionais. Ele também destacou a importância de manter um diálogo aberto com instituições internacionais para assegurar uma transição estável e responsável, respeitando o Estado de Direito e as regras democráticas.

A comunidade política e os cidadãos húngaros acompanham com expectativa a preparação para a passagem do governo de Orbán para Magyar, com promessas de mudanças estruturais, maior independência institucional e uma agenda voltada a saúde, educação e meio ambiente. O que você acha das propostas de Magyar? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe como você acredita que esse futuro governo pode impactar a vida na sua localidade. Sua voz é importante para entender o rumo do país e de quais prioridades devemos cobrar.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Xi Jinping viajará à Coreia do Norte, em primeira visita desde 2019

O presidente da China, Xi Jinping, viajará à Coreia do Norte na próxima semana, sua primeira visita ao país desde 2019, em uma...

Ex-príncipe Andrew sublocava imóveis em residência real, diz órgão britânico

Resumo: o ex-príncipe Andrew, irmão do rei Charles III, sublocou várias casas da Royal Lodge, em Windsor, recebendo as rendas sem pagar aluguel....

Princesa herdeira da Noruega entra na fila de espera para transplante de pulmão

Entre os destaques da realeza europeia, a princesa Mette-Marit, futura rainha da Noruega, foi colocada na lista de espera para transplante de pulmão...