Fim do digital? CRLV pode voltar a ser emitido em papel moeda no Brasil

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

 
Uma das mudanças significativas na vida dos brasileiros durante a pandemia foi a digitalização e acesso remoto a diversas atividades e serviços: trabalho home office, encontros virtuais, documentos digitais. Os certificados de veículos, CRLV-e e o ATPV-e, também passaram a ser eletrônicos. Agora, a decisão de uma desembargadora do TRF da 4ª região, no Rio Grande do Sul, pode retomar a emissão dos documentos em papel moeda de maneira obrigatória em todo o país.
 
 
O CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico), documento eletrônico do carro, passou a ser emitido no início de 2021, e substituiu o certificado físico, antes emitido apenas em papel moeda. Outro documento que se tornou digital foi o ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo Eletrônica), antigo CRV. Ambos podem ser acessados online, no aplicativo oficial da Carteira Digital de Trânsito (CDT).
O embate não é novo e, em fevereiro de 2021, outra decisão havia sido proferida pelo tribunal para a volta do documento físico. A ação foi movida pelo Conselho Federal dos Despachantes Documentalistas do Brasil (CFDD/BR) e por mais três entidades de despachantes do Estado de Santa Catarina. ?? época, o Denatran informou que continuaria com a emissão digital dos documentos. 

Exclusão digital

Na decisão, a desembargadora cita o Código Nacional de Trânsito. ???A edição da Portaria nº 198/2021, do CONTRAN, não supre a exigência posta nos artigos 121 e 131 de Código de Trânsito, dispositivos nos quais é clara a opção deixada pelo legislador em assegurar o direito de escolha aos proprietários de, se assim pretenderem, optar pelo fornecimento do documento físico único em papel moeda e não replicável???, cita a jurista.
Um dos argumentos da justiça para a volta do documento físico é que nem todos têm acesso facilitado à internet, o que pode ser um empecilho para a emissão do certificado. ???Essa opção dada pelo legislador é plenamente justificável em razão da fragilidade do sinal da Internet em locais distantes. Aliás, na data de 13/3, foi publicada na Folha de São Paulo matéria afirmando que a Internet ???cria fosso de acesso à Justiça para população vulnerável???, o que se aplica também, certamente, para os proprietários de veículos de menor poder aquisitivo???, aponta.

Segurança 

A portaria nº 198/2021 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) conferiu aos proprietários de veículos o direito de escolha da emissão do CRLV em meio físico ou digital.

As instituições que entraram com recurso alegaram que o documento em papel A4 não é seguro e é facilmente violado. 
???Essas normas, no entanto, reduzem a emissão do certificado digital a uma mera impressão em folha A4 com QR Code, sendo que essa impressão não se constitui em documento físico, nem assegura as características e as condições de invulnerabilidade à falsificação e à adulteração previstas em lei???, disseram as entidades.
A liminar foi negada pela 3ª Vara Federal de Florianópolis, quando os autores da ação entraram com recurso no TRF4.
A decisão da desembargadora ressaltou a defesa da segurança: ???deve-se considerar que o documento físico emitido no padrão tradicional, em papel moeda, com marcas d???água e outros requisitos, é mais seguro do que os documentos eletrônicos e é, em consequência, menos suscetível a eventuais falsificações ou adulterações, recomendando-se também sob esta ótica a concessão da liminar pleiteada???.
A União ainda pode requerer análise pela 3ª Turma da Corte para recorrer da decisão.
 

Detran-MG esclarece

 
O Detran-MG informou, em nota, que “em relação à emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), desde agosto de 2020, não há mais a impressão em papel moeda em todo o país. O Detran-MG adotou o CRLV digital em dezembro de 2019. Conforme determinado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o documento é disponibilizado na versão digital com acesso por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), e para impressão em folha de papel comum no site www.detran.mg.gov.br e portal de serviços do Senatran.
Caso o cidadão não tenha acesso ao aplicativo ou não possa imprimir o documento em casa, o CRLV poderá ser solicitado, pessoalmente e mediante agendamento, em uma unidade de atendimento do Detran-MG. O porte do CRLV, na versão digital ou em papel comum, pode ser dispensado, no momento da fiscalização, se for possível para o agente consultar o sistema informatizado, conforme disposto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).”

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bombeiros de SP vão até Manaus para auxiliar nas buscas de naufrágio

Governo de São Paulo enviou o Grupamento de Bombeiros Marítimo, o GBMar, para apoiar as buscas subaquáticas do naufrágio da embarcação Lima de...

Viúvo de professora que morreu após aula de natação recebe alta

Vinicius de Oliveira, viúvo da professora Juliana Faustino Bassetto, recebeu alta neste domingo, 15 de fevereiro de 2026, após permanecer internado em estado...

Tarcísio sanciona lei que autoriza o sepultamento de cães e gatos em jazigos familiares

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou na última terça-feira, 10 de fevereiro de 2026, a lei que autoriza o sepultamento de animais...