União e DF entram em acordo sobre regularização de bairro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Os governos federal e do Distrito Federal firmaram hoje (25) um acordo para regularizar a região de Vicente Pires, no DF. Segundo o governo do Distrito Federal, a medida deve beneficiar 22 mil famílias. Fazem parte da regularização a Fazenda Brejo ou Torto (Vicente Pires), a Fazenda Contagem de São João, a Fazenda Sálvia e a Fazenda Sobradinho.ebcebc

O acordo prevê que a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), uma estatal do Distrito Federal, repasse à União valores relativos a juros sobre capital próprio e dividendos oriundos da participação da União na empresa. Em razão de litígio, os valores deixaram de ser pagos. O termo de conciliação assinado nesta sexta-feira encerra um conflito que vem desde os anos de 1970.

Com a futura regularização, famílias que recebem até cinco salários mínimos poderão receber gratuitamente o título de posse da área. As famílias que ganham acima disso vão ter a possibilidade de adquirir os terrenos com descontos e em condições especiais.

O DF tem vários bairros residenciais pendentes de regularização. Alguns são terras da União, como o caso da região de Vicente Pires. Outros locais são terras particulares que foram alvo de venda duplicada, como é o caso de condomínios em Sobradinho II. Moradores da região acusam de participação em um esquema de grilagem de terras a empresa que afirma ter direito sobre a área. Nesse caso, a solução deve passar por ações que correm na Justiça.

Otimismo na economia

Em discurso durante a cerimônia, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a queda do dólar e os investimentos privados que virão das concessões e das privatizações garantem o crescimento da economia. ???O Brasil caiu menos, voltou mais rápido e está em posição de deslanchar o crescimento. ?? absolutamente garantido que o país vai crescer???, declarou.

O ministro voltou a repetir estimativas de que o Brasil tem R$ 1 trilhão de investimentos privados a receber nos próximos anos. ???Com mais de R$ 1 trilhão de investimentos e o dólar abaixo de R$ 5, são mais de US$ 200 bilhões nos próximos 10 anos. São dois planos Marshall que o Brasil já tem, apesar de toda a turbulência???, afirmou. O Plano Marshall foi o plano de recuperação da economia europeia após a Segunda Guerra Mundial, financiado pelos Estados Unidos.

Em relação à regularização fundiária de áreas da União, Guedes disse que a transferência de direitos de propriedade aos moradores de zonas ocupadas irregularmente injetaria até R$ 1 trilhão na economia. ???Se o governo tem terrenos em grandes centros urbanos, por que não transferir para cidadãos de baixa renda????, questionou.

O ministro voltou a defender a criação de um fundo de combate à pobreza com recursos de privatizações e de venda de imóveis da União. No ano passado, a ideia chegou a constar da proposta de emenda à Constituição que parcelou os precatórios, mas foi retirada do texto pelo Congresso.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

CGU abre auditoria para investigar se emendas parlamentares financiaram filme sobre Bolsonaro

Resumo: A Controladoria-Geral da União (CGU) abriu uma auditoria para verificar se recursos de emendas parlamentares destinados a entidades ligadas à produtora do...

CIL abre vagas de idiomas para estudantes da rede pública do DF

Estudantes da rede pública do Distrito Federal podem concorrer a vagas em cursos gratuitos de idiomas oferecidos pelos Centros Interescolares de Línguas (CIL)...

Bares e restaurantes de BH abrirão especialmente para Brasil x Japão

Belo Horizonte se acende para Brasil x Japão na Copa, com a cidade virando palco de transmissão ao vivo, promoções e clima de...