Felipe d’Ávila ‘marca data’ para o ‘velório’ da terceira via

Publicado:

O pré-candidato do Novo à presidência da República, Felipe d???Ávila, não crê na construção de um nome de consenso para ser apresentado como opção a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), líderes das sondagens eleitorais. Nessa quarta-feira (11/5), ele afirmou que, apesar das articulações de partidos do centro à direita, a terceira via ???acabou??? e será definitivamente sepultada em 18 de maio, data escolhida por MDB, Cidadania e PSDB para oficializar uma escolha única rumo ao pleito nacional. 
Enquanto cumpria agendas em Belo Horizonte, d???Ávila participou do EM Entrevista, podcast do Estado de Minas. ???Acabou a terceira via. Dia 18 é o velório da terceira via, porque ela não vai acontecer por uma razão muito simples: essa negociação, antes era baseada na discussão de projetos de país ??? o que fazer para a recuperação econômica, geração de renda e emprego???, disse.
???Depois, a conversa da terceira via foi sequestrada pelo caciquismo político, que não quer discutir projeto de país. Eles querem discutir quantos deputados ???vou??? eleger, os candidatos nos estados e as alianças [regionais]???, emendou.
O grupo de legendas que busca uma opção consensual tem à mesa nomes como João Doria, vencedor das prévias do PSDB e ex-governador de São Paulo, e Simone Tebet (MDB), senadora eleita pelo Mato Grosso do Sul. O União Brasil, cujo pré-candidato é o deputado federal Luciano Bivar (PE), chegou a participar das tratativas, mas deixou a coalizão. 
???A terceira via vai morrer porque o objetivo dela é eleger o maior número de deputados federais, o fisiologismo político, para garantir mais recursos públicos às próprias campanhas. Não se discute país e, por isso, o Novo está fora do debate???, decretou d???Ávila.
Cientista político, ele aparece com cerca de 1% na pesquisa Genial/Quaest divulgada nessa terça. Tebet tem o mesmo percentual e, acima deles, está Doria, com 3%. Bivar não chegou a um ponto.
O pré-candidato crê que o Novo pode ocupar o espaço da terceira via caso nenhum postulante decole nas pesquisas.
???Vamos ter a eleição com o menor número de candidatos presidenciais. Na última eleição, houve 13 candidatos. Vamos ter, neste ano, quatro ou cinco. Isso é bom para a eleição e para o eleitor discutir, entender melhor as propostas e, inclusive, poder optar fora da bolha Lula-Bolsonaro???, assinalou.

d???Ávila conversou com potenciais candidatos

Antes do ???sequestro??? citado durante a entrevista, Felipe d???Ávila manteve diálogo com nomes como os ex-ministros Luiz Henrique Mandetta e Sergio Moro, ambos do União Brasil. Simone Tebet também foi consultada por ele. A ideia era formular um conjunto de propostas.
???Sempre disse, em todas as minhas conversas pessoais, com Moro, Tebet e Mandetta, lá atrás, que tem de ser uma conversa em torno de agenda de país. A terceira via tinha de se chamar a única via para gerar renda, emprego e crescimento econômico para o Brasil???, falou.
 
 
 
 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Zé Rafael diz que Santos precisa encarar todos os jogos como uma final

Na última sexta-feira, Zé Rafael, meio-campista do Santos, conversou com a imprensa no centro de treinamento do clube. O jogador destacou a...

CPMI: parlamentar diz que Crefisa “pagou para ter a folha do INSS”

Durante uma sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que investiga descontos indevidos em benefícios do INSS, o senador Marcos Rogério (PL-RO)...

Saiba onde assistir o confronto entre Athletic x Goiás pela Série B

A 32ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B começará neste sábado, 11 de outubro. O destaque da rodada será o jogo entre Athletic...