A Assembleia Legislativa de Alagoas escolhe, neste domingo à tarde, um novo governador e vice-governador para comandar o estado em um mandato tampão.

Ao todo, são oito chapas concorrendo a vaga do executivo estadual.
O novo governador fica no cargo até o dia 31 de dezembro de 2021, no dia 1° de janeiro, o governador e o vice eleitos em outubro, tomam posse.
Esta eleição vai acontecer porque, em abril, o ex-governador Renan Filho do MDB renunciou ao cargo, respeitando o prazo estabelecido pelo TSE.
O ex-vice-governador de Alagoas, Luciano Barbora, também do MDB, deixou o cargo em 2020, quando concorreu e ganhou às eleições para a prefeitura de Arapiraca.
Seguindo a linha de sucessão ao cargo, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Vitor, do MDB, não aceitou o cargo porque pretende ser candidato a reeleição e convocou a votação indireta para o governo.
A convocação foi contestada pelo partido Progressistas e o caso foi parar no STF. O ministro Gilmar Mendes determinou que fossem formadas chapas únicas e reabriu o prazo para registro das candidaturas.
A liminar começou a ser julgada nesta sexta-feira pelo plenário virtual do Supremo, com o pedido de vista do ministro Nunes Marques, o julgamento foi interrompido.
Esta tramitação no STF não interfere a realização da eleição, que segue confirmada para este domingo.
O desembargador Klever Loureiro, último na linha sucessória, está como governador interino de Alagoas.
*Com supervisão de Jacson Segundo
Política Brasília 13/05/2022 – 19:27 Jacson Segundo / GT Passos Igor Cardim* – Estagiário da Rádio Nacional eleição governo Alagoas sexta-feira, 13 Maio, 2022 – 19:27 1:37

Facebook Comments