Segundo uma estimativa da Organização Mundial de Saúde, o Brasil possui cerca de mil pessoas com formas graves de talassemia. Mas o que é essa síndrome?
A talassemia é um tipo de anemia hereditária crônica, ou seja, é herdada de pais para os filhos, e é causada por uma falha genética, que se caracteriza pela redução da substância responsável pelo transporte de oxigênio para todo o corpo.
O portador de talassemia precisa fazer transfusões sanguíneas constantes, em geral realizadas a cada mês.
O tratamento completo da síndrome é oferecido pelo Sistema ??nico de Saúde, como conta o Hematologista, Rodolfo Cançado. “A maioria desses pacientes são atendidos pelo Sistema ??nico de Saúde, localizado nos hemocentros dos estados brasileiros. São acompanhados em centros de excelência., recebem a transfusão, a terapia quelante, e depois todo o acompanhamento de possíveis complicações e acompanhamento também com endocrinologista, sobretudo associado a possíveis alterações pelo excesso de ferro no organismo”.
Se não tratada, a talassemia atrapalha o desenvolvimento físico, aumento do baço, causa distúrbios cardíacos e nas glândulas, além de gerar recorrentes infecções.
A única cura da doença conhecida é através do transplante de um doador compatível.
O diagnóstico precoce da doença é fundamental para o início do tratamento desde os primeiros meses de vida. A investigação da síndrome já pode começar após alterações encontradas no teste do pezinho. 

Saúde Brasília Em São Paulo, Fundação Pró-Sangue pede doações com urgência 14/05/2022 – 11:30 Raquel Mariano e Aline Leal Eduardo Cupertino – Repórter da Rádio Nacional talassemia Sangue sábado, 14 Maio, 2022 – 11:30 1:54

Facebook Comments