Diesel: Planalto avalia plano de racionamento após alerta da Petrobras

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Diesel: Planalto avalia plano de racionamento após alerta da Petrobras

Foto: Priscila Melo / Bahia Notícias

Após a Petrobras ter alertado o governo federal sobre o risco de o Brasil sofrer desabastecimento de diesel, o Palácio do Planalto avalia sugestão da estatal para elaborar plano de racionamento emergencial do combustível.

O diesel está com alta demanda no mercado internacional. No Brasil, atingiu o maior valor da série histórica, iniciada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em 2004.

Conselheiros da Petrobras se reuniram para debater eventual desabastecimento. De acordo com comunicado enviado ao governo, o mercado global de óleo diesel poderá ficar ainda mais pressionado nos próximos meses.

Segundo o portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, nas próximas semanas, a área técnica do governo federal deve se debruçar sobre o assunto e buscar alternativa para o problema. Entre as opções em discussão, está a de que sejam listados ???serviços essenciais??? em um eventual racionamento. Nessa hipótese, ambulâncias e transporte de grãos e alimentos teriam prioridade para receber o diesel.

O Brasil é considerado estruturalmente ???deficitário??? em óleo diesel. No ano passado, por exemplo, quase 30% da demanda total do país veio de fora.

Historicamente, o consumo de diesel é mais alto no segundo semestre em razão das sazonalidades das atividades agrícola e industrial. Segundo fontes do governo, o Ministério de Minas e Energia já trabalha com a expectativa de que o consumo do combustível neste ano supere a quantidade consumida em 2021.

De acordo com representantes do setor ouvidos pelo Metrópoles, há risco de desabastecimento no Brasil caso não haja sinais de que o preço do mercado será mantido. A crise, inclusive, aconteceria durante o momento de maior exportação de grãos, entre junho e julho, o que poderia agravar a dimensão dos problemas que se avizinham.

O comitê de campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) considera a pauta prioritária em um cenário em que o mandatário da República trabalha para ser reeleito. Na última quinta-feira (26/5), o chefe do Executivo federal disse que ???pior do que inflação é o desabastecimento???.

???Nós trabalhamos para não haver desabastecimento. Pior do que inflação é o desabastecimento. [???] A gente quer uma alternativa, sem interferência, de modo que não tenha desabastecimento, que não mexa no dólar, que respeite contratos???, assinalou o titular do Palácio do Planalto.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Vereador é preso em operação contra PCC e empresa de ônibus de SP

A Justiça deflagrou a Operação Última Parada, com cinco prisões e 104 mandados de busca e apreensão em São Paulo, na Região Metropolitana...

Esposa de Flávio Bolsonaro sai em defesa dele após vídeo de Michelle

Resumo: a família Bolsonaro volta a figurar em debates públicos após Fernanda Bolsonaro defender o marido Flávio Bolsonaro diante de acusações feitas por...

Copa: Seleção Brasileira conhece adversário da 2ª fase nesta quinta

Nesta quinta-feira, 25/6, a Copa do Mundo chega a momentos decisivos nos Grupos D, E e F, definindo quem avança ao mata-mata. O...