Bruno e Dom: PF e Forças Armadas se esquecem de agradecer indígenas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Durante a coletiva na qual a força-tarefa da Polícia Federal (PF) informou ter achado corpos na área indicada pelo suspeito Amarildo da Costa Oliveita, mais conhecido por “Pelado”, chamou a atenção a ausência de representantes indígenas.

 

O grupo que se empenhou nas buscas pelo indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips só foi lembrado após o questionamento de uma repórter sobre a ausência deles.

“Foi um equivoco a gente não mencionar o trabalho realizado com a parceria dos ribeirinhos e dos indígenas locais. Muitos deles nos acompanharam nas embarcações, nas aeronaves, quando era seguro”, apontou o superintendente da Polícia Federal do Amazonas, Eduardo Alexandre Fontes.

Antes dessa fala, Fontes havia lembrado que a Força Aérea Brasileira (FAB) também não estava presente, mas foi fundamental para as buscas. “A Força Aérea Brasileira teve uma participação fundamental. Ela transportou o cachorro farejador empregado pela polícia militar e teve o transporte de tropas”, exaltou Fontes.

Estiveram presentes na entrevista representantes da Marinha, Exército, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar e da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas.

As buscas ocorreram na região do município de Atalaia do Norte, próximo à tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia.

Os remanescentes humanos encontrados pela força-tarefa serão encaminhados para Brasília para que seja confirmado a identidade dos corpos.

Os desaparecidos teriam sido mortos por disparo de arma de fogo, sendo, posteriormente, queimados, esquartejados e enterrados em um local que ficava cerca de uma hora e meia de barco e mais 30 minutos de caminhada dentro da mata.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bombeiros de SP vão até Manaus para auxiliar nas buscas de naufrágio

Governo de São Paulo enviou o Grupamento de Bombeiros Marítimo, o GBMar, para apoiar as buscas subaquáticas do naufrágio da embarcação Lima de...

Viúvo de professora que morreu após aula de natação recebe alta

Vinicius de Oliveira, viúvo da professora Juliana Faustino Bassetto, recebeu alta neste domingo, 15 de fevereiro de 2026, após permanecer internado em estado...

Tarcísio sanciona lei que autoriza o sepultamento de cães e gatos em jazigos familiares

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou na última terça-feira, 10 de fevereiro de 2026, a lei que autoriza o sepultamento de animais...