Recuperação fiscal reúne ministro e governador do Rio

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governador Cláudio Castro se reuniu, em Brasília, com o ministro da Economia, Paulo Guedes, no dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF) homologou acordo entre o governo fluminense e a União sobre os pontos finais que permitem ao estado ingressar no Regime de Recuperação Fiscal (RRF).ebcebc

O momento é importante para que o Rio possa voltar a crescer e a se desenvolver, disse o governador. ???Eram mais de 100 pontos de discussão que caíram para 30, 20, sete e, agora, fechamos o acordo. ?? o sinal de um novo tempo para o estado se recuperar. Em breve, vamos assinar o ingresso definitivo no Regime de Recuperação Fiscal???, acrescentou. O encontro foi ontem (21).

O ministro da Economia, Paulo Guedes afirmou que o Rio de Janeiro tem um governador preocupado com responsabilidade fiscal. ???Negociamos longamente. Queremos ajudar o estado dentro das regras que garantam um futuro melhor e conseguimos um acordo. ?? um dia importante e um tempo novo. O Rio vai voltar com força???, afirmou.

O governador lembrou ainda que, após oito anos de contas rejeitadas, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) aprovou – por unanimidade – os dados relativos à prestação de contas do ano passado, o que projeta uma perspectiva positiva de futuro para o Rio.

Negociações

Durante as negociações com a União, o Estado do Rio demonstrou que a lei estadual e a lei federal eram compatíveis em relação a alguns pontos do Regime de Recuperação Fiscal. A lei estadual recomendava, por exemplo, o cumprimento do teto de gastos do Regime de Recuperação Fiscal com algumas exceções, em relação aos triênios e despesas de capital.

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE ) demonstrou aos técnicos da União que, em relação aos triênios, o estado fará o pagamento da remuneração do adicional de serviço apenas para os servidores atuais, eliminando a inclusão de servidores que ingressarem no serviço público estadual depois da lei.

Em maio de 2021, o governo do Rio de Janeiro solicitou a entrada no novo regime, cuja adesão foi confirmada em 4 de junho do ano passado. O total da dívida com a União é de R$ 148,1 bilhões.
 

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Com emprego aquecido, subutilização é a menor da história; entenda

Resumo: o mercado de trabalho brasileiro mostra sinais de aquecimento com a menor taxa de subutilização já registrada, 13,3%, no trimestre terminado em...

Governo usou lucros com exportação para conter preço dos combustíveis

Resumo rápido: o ministro do Planejamento, Bruno Moretti, afirmou que o Brasil pode usar receitas extraordinárias decorrentes da alta do petróleo para atenuar...

Jovens ocupados são a maioria, mas 6,2 milhões seguem como “nem-nem”

Um levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com cruzamento de dados do IBGE/PNAD Contínua, RAIS e eSocial, mostra que no 1º...