Lava-Jato: delator da Odebrecht relata pressão para denunciar Lula

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O ex-executivo da Odebrecht Alexandrino Alencar, um dos principais delatores da operação Lava-Jato, afirma ter sido pressionado para envolver Lula (PT) em seu acordo de colaboração com o Estado. A declaração foi feita em entrevista inédita para o documentário “Amigo Secreto”.

O relato do delator foi antecipado, neste domingo (12/06) pela “Folha de São Paulo” e confirmado pelo Estado de Minas. Alexandrino afirma, no documentário dirigido pela cineasta Maria Augusta Ramos, ter exposto vários casos de caixa dois, mas que o alvo dos procuradores era o ex-presidente.

“Estava nítido que a questão era com o Lula”, disse no longa-metragem. Segundo ele, que foi um dos delatores que mencionou as obras no Sítio de Atibaia, os responsáveis insistiam em perguntas sobre os familiares do petista e o pressionavam até chegar no “limite da verdade”.

A delação de Alexandrino é uma das principais provas da ligação entre o PT e a Odebrecht. “Era uma pressão em cima da gente”, disse o ex-executivo da Odebrecht.

O documentário, que tem pré-estreia nesta segunda-feira (13), conta a história da investigação jornalística que ficou conhecida como Vaza Jato. O longa debate a troca de mensagens entre Sérgio Moro e os procuradores da operação Lava-Jato, além da presença do ex-juiz como ministro do governo de Jair Bolsonaro.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Prefeito que teve mandato cassado em março por compra de votos é eleito novamente no RS

Em eleições suplementares realizadas neste domingo, 28, Paulo Renato Cortelini (MDB), conhecido como Gambá, foi eleito novamente como prefeito de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, após ter o mandato cassado, em 5 de março, por compra de votos nas eleições de 2020. Com 5.490 votos, 53,22% deles, Cortelini venceu o adversário

Órgão no TSE sugeriu a Moraes medida contra Telegram e turbinou inquérito do STFs

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O órgão chefiado por Alexandre de Moraes no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que monitorava as redes sociais e embasou os pedidos para a derrubada de perfis ajudou a turbinar inquéritos do STF (Supremo Tribunal Federal) conduzidos por ele e sugeriu medidas judiciais contra o Telegram. A Assessoria Especial de Enfrentamento à

Ex-chefe da PRF chega a oito meses preso por ordem de Moraes

(FOLHAPRESS) - O ex-diretor-geral da PRF (Polícia Rodoviária Federal) Silvinei Vasques completou oito meses preso e acumula derrotas no gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Dois pedidos de soltura já foram negados pelo ministro, e a defesa de Vasques apresentou uma nova petição para a saída do ex-diretor da Papuda