TAGS

UPB se preocupa com impacto de parcelamento da previdência entre prefeituras

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A União dos Municípios da Bahia (UPB) discutiu nesta terça-feira (7) os impactos do parcelamento previdenciário especial nas prefeituras. O encontro fez parte de mais uma edição do UPB Debate. Mais de 200 pessoas participaram do evento.
 
Segundo a entidade, os gestores estão preocupados com o rumo das discussões sobre o tema. A Emenda Constitucional (EC) 113/2021, de 8 de dezembro do ano passado, estabeleceu o parcelamento dos débitos previdenciários em até 240 parcelas mensais (20 anos).
 
Em nota, a UPB diz que ao aderirem ao parcelamento excepcional, os gestores se surpreenderam com um valor de parcela “incompatível com a capacidade de pagamento” das prefeituras. As administrações também debatem a redução da alíquota do INSS. De autoria do deputado baiano Cacá Leão (PP), a PEC prevê a redução da alíquota patronal do INSS (atualmente de 22,5%) pela metade, com retenção na fonte.
 
“Tínhamos um problema que era a redução da alíquota do INSS e agora temos outro, que é o parcelamento previdenciário. Têm municípios com a parcela de R$400 mil por mês. Os municípios da Bahia não conseguirão pagar o parcelamento especial. Sobre a redução da alíquota, lutamos e estamos conseguindo avançar com a pauta que nasceu na Bahia. Agora, cabe a gente mobilizar os nossos parlamentares para que ela vá para a comissão especial o mais rápido possível e siga para o plenário”, declarou o presidente da UPB e prefeito de Jequié, no Sudoeste, Zé Cocá (PP).
 
O dilema preocupta também o vice-presidente da entidade municipalista baiana e prefeito de Belo Monte, no Sudoeste, José Henrique Tigre, o Quinho (PSD).
 
“A situação que estamos passando é frustrante e angustiante, porque nós prefeitos não temos condições de honrar nossos compromissos. Temos que encontrar um denominador comum, mesmo que seja via instituição. Os prefeitos estão dispostos a regularizar suas situações com a Receita Federal, pagar uma alíquota patronal justa e sanar a dívidas de gestões anteriores. Estamos dispostos a criar uma via de mão dupla com a Receita Federal”, afirmou Quinho.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Movimentação econômica de Salvador cresce 6,3% em fevereiro de 2024

  O Índice de Movimentação Econômica de Salvador (IMEC-SSA), calculado mensalmente pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apontou ampliação de 6,3% em fevereiro de 2024, na comparação com o mês imediatamente anterior (série com ajuste sazonal).   De acordo com a SEI, duas das seis variáveis que compõem o indicador puxaram

Homem é preso sob acusação de homicídio contra o irmão

Um homem foi preso preventivamente, nesta quinta-feira (02), suspeito de matar o irmão João Batista Carvalho das Neves, no centro da cidade de Muritiba, no Recôncavo baiano. O crime ocorreu no último dia 20 de abril.     O crime ocorreu no bairro Santana, após um desentendimento entre os irmãos. João Batista foi ferido com golpes

Transalvador anuncia alterações no trânsito neste final de semana

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) informa que, na sexta (3) e domingo (5), haverá alteração no tráfego do bairro Santo Antônio Além do Carmo e no Centro Administrativo da Bahia para viabilizar a realização de eventos em vias públicas.    A Transalvador prestará apoio para a segurança viária e organização do fluxo de