Embaixada dos EUA diz confiar em eleições após reunião com Bolsonaro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A embaixada dos Estados Unidos do Brasil reiterou nesta terça-feira (19/7), em comunicado divulgado à imprensa, a confiança no sistema eleitoral brasileiro.

A nota (leia a íntegra abaixo) foi veiculada um dia após o encarregado de negócios da embaixada norte-americana, Douglas Koneff, participar de encontro promovido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), no qual o chefe do Executivo brasileiro voltou a levantar suspeitas sobre a urna eletrônica.

???Os Estados Unidos confiam na força das instituições democráticas brasileiras. O país tem um forte histórico de eleições livres e justas, com transparência e altos níveis de participação dos eleitores???, diz trecho do comunicado.

Na declaração à imprensa, a embaixada ainda disse estar confiante de que as eleições de outubro deste ano ???vão refletir a vontade do eleitorado??? e que o atual sistema de urnas eletrônicas ???servem como modelo para as nações do hemisfério [Norte] e do mundo???.

Reunião com diplomatas Nessa segunda-feira (18/7), o presidente Jair Bolsonaro recebeu cerca de 40 diplomatas estrangeiros para falar sobre a segurança das urnas eletrônicas.

No encontro com embaixadores, que ocorreu no Palácio da Alvorada e contou com a estrutura do governo para divulgação, o chefe do Executivo federal repetiu argumentos já desmentidos por órgãos oficiais e reiterou que as eleições deste ano devem ser ???limpas??? e ???transparentes???.

Logo após o fim do evento com embaixadores, o próprio presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Edson Fachin, disse, sem citar Bolsonaro, que muitos ???buscam, sem muito disfarce, diluir a própria República e a constitucionalidade???.

Leia a íntegra da nota divulgada pela embaixada ???Como já declaramos anteriormente, as eleições no Brasil são para os brasileiros decidirem. Os Estados Unidos confiam na força das instituições democráticas brasileiras. O país tem um forte histórico de eleições livres e justas, com transparência e altos níveis de participação dos eleitores. 

As eleições brasileiras, conduzidas e testadas ao longo do tempo pelo sistema eleitoral e instituições democráticas, servem como modelo para as nações do hemisfério e do mundo. 

Estamos confiantes de que as eleições brasileiras de 2022 vão refletir a vontade do eleitorado. Os cidadãos e as instituições brasileiras continuam a demonstrar seu profundo compromisso com a democracia. ?? medida que os brasileiros confiam em seu sistema eleitoral, o Brasil mostrará ao mundo, mais uma vez, a força duradoura de sua democracia.???

O post Embaixada dos EUA diz confiar em eleições após reunião com Bolsonaro apareceu primeiro em Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Queda de um raio provoca pânico e deixa feridos entre pessoas que aguardavam chegada da caminhada

Brasília enfrentou chuvas fortes neste domingo (25). Uma explosão seguida de um raio deixou várias pessoas feridas na Praça do Cruzeiro, onde milhares...

Tarcisio posta vídeo em apoio à caminhada de Nikolas Ferreira

Governador de São Paulo apoia caminhada de Nikolas Ferreira em defesa de Bolsonaro O...

Rui Costa critica rumores de possível substituição de Jerônimo na chapa e reforça candidatura ao Senado

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, negou qualquer possibilidade de substituir o governador Jerônimo Rodrigues (PT) na disputa pelo Palácio de Ondina e...