Balu revela atritos com ??der em Cruzeiro x Atlético: ‘O santo não batia’

Publicado:

Ex-lateral-direito do Cruzeiro, Balu relembrou,, em participação no podcast Por Onde Anda?, do Superesportes, os atritos que tinha com ??der Aleixo nos clássicos contra o Atlético. Em um deles, disputado em 1990, o atacante do Galo chegou a agredir o então atleta da Raposa e foi expulso.
A partida foi disputada no dia 1º de abril daquele ano e foi vencida por 3 a 1 pelo Cruzeiro, que se sagrou campeão do turno do Campeonato Mineiro com o triunfo. Balu revela que provocou a expulsão de ??der ao irritá-lo com palavras.
“O que o Careca era para o Cruzeiro, o ??der era para o Atlético. Era tudo com ele. Antes desse jogo, encontrei um amigo dele, cruzeirense, da cidade dele: Vespasiano. Não é isso? Ele falou assim: irrita o ??der, fala isso com o ??der. Não posso falar aqui”, disse Balu.
“Encostei nele e falei o que o amigo mandou. Mano, esse cara se transformou. Tô ferrado agora. Começou a me agredir. Agora ele vai ser expulso, e eu provocando. Falei graça pra ele. Ele virou e me deu um murro. O Paulo Isidoro (meio-campista do Cruzeiro) falou: 'fica no chão que o bandeira viu'. Eu fiquei, e expulsaram o ??der”, complementou. 

O Cruzeiro entrou em campo com Paulo César; Balu, Gilson Jáder, Adilson e Jorge Eduardo; Roberson, Paulo Isidoro e Careca; Luiz Gustavo (Hamilton), Heyder e Edson. Técnico: ??nio Andrade.
Já o Atlético utilizou os seguintes jogadores: Maurício; Carlão, Cléber, Paulo Sérgio e Neto; ??der Lopes, Marquinhos e Edu; Nilton (Mauricinho, depois Altivo), Gerson e ??der Aleixo. Técnico: Arthur Bernardes. Os gols foram marcados por Roberson, Careca e Hamilton (CRU) e Roberson (contra – CAM).

Balu x ??der

Apesar dos grandes desentendimentos entre Balu e ??der terem ocorrido nos clássicos entre Atlético e Cruzeiro, os dois já se estranhavam no início da carreira. Em 1985, o ex-lateral da Raposa defendia a Ferroviária, enquanto o ex-atacante estava na Inter de Limeira, ambos de São Paulo.

“Posso falar? Essa treta com o ??der vinha antes do Cruzeiro, cara. Eu estava na Ferroviária e ele estava na Inter de Limeira, e a gente já se pegava. O santo não batia. Tem umas matérias aí, eu e ele, quando jogou Ferroviária x Inter de Limeira, e era de dar risada. Ele era craque de verdade”, relembra Balu. 

Reencontro na aposentadoria e fim dos atritos

Balu ainda revela que ficou 20 anos sem se encontrar com ??der. Segundo ele, foi o único jogador de sua época com quem não teve nenhuma amizade. “Nunca havia falado com esse cara, desde que saí do Cruzeiro. Ele guardou, levou pro coração, né? E isso me fazia mal”, diz.
E foi por isso que, em 2020, o ex-lateral procurou ??der para fazer as pazes. Em um jogo entre Santos e Atlético, na Vila Belmiro, Balu foi ao vestiário do Galo para conversar com o ex-rival, integrante da comissão técnica de Jorge Sampaoli.
“Há dois anos, no Brasileiro, eu estava na minha casa, e tinha Santos e Atlético aqui na Vila. Fiquei sabendo que ele era auxiliar do Atlético. Da minha casa à Vila Belmiro dá dez minutos. Fui lá pra Vila, peguei meus filhos. Fui no vestiário do Atlético, me identifiquei, e pedi para chamar o ??der”, conta Balu.
“O ??der chegou e disse: e aí, Balu. Eu disse, posso te falar um negócio, cara. Estão meus filhos aqui, me dá um abraço. Parei de jogar, você parou, irmão. Hoje isso me faz mal e quero ser teu amigo. Ele veio, me abraçou. Foi bacana. Deu camisa para o meu filho. Já liguei para ele, ele me liga e hoje é meu parceiro. Era na época do Sampaoli. Não vi o jogo. Fui depois do jogo. Me fez bem demais isso daí”, complementa. 

Trajetórias por Cruzeiro e Atlético

Ambos tiveram passagens marcantes no futebol mineiro. Entre 1986 e 1991, Balu disputou 322 jogos pelo Cruzeiro, fez cinco gols e conquistou dois Campeonatos Mineiros (1987 e 1990), além de ser vice-campeão da Supercopa dos Campeões da Libertadores em 1988.
??der Aleixo teve três passagens como jogador do Atlético – de 1980 a 1985, de 1989 a 1990 e de 1994 a 1995. Ele tem sete títulos mineiros conquistados pelo Galo. Pelo clube alvinegro, foram 122 gols em 368 jogos disputados. 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Olheiros do Esporte Clube Bahia estarão em Prado nesse final de semana observando atletas da região

Os olheiros do Esporte Clube Bahia vão realizar avaliações para categorias de base em Prado, observando o potencial dos atletas participantes. a chamada peneira acontecerá...

Jogadores profissionais do Sport Recife homenageiam jogadores da base no dia das crianças

O dia das crianças foi comemorado com uma homenagem de renomados jogadores profissionais do Sport Recife num evento inspirador para jovens que acreditam na...

Atlético-MG: amante confessa tentativa de extorsão a Everson

 A mulher denunciada pelo goleiro Everson, do Atlético-MG, por tentativa de extorsão, confessou para a policia o crime. Ela seria amante do jogador e pediu R$ 500 mil para não divulgar as provas que tinha do caso com ele.Fabiana Coelho de Souza, fotógrafa, começou a ter um relacionamento com Everson há dois, segundo ela contou em