Equidade de gênero na política brasileira pode levar mais de um século, diz estudo

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Um relatório desenvolvido pela Oxfam Brasil e Instituto Alziras apontou que a paridade de gênero nas prefeituras do país pode levar até 144 anos para ser alcançada. O estudo foi apresentado no Festival das Latinidades, em Brasília, no último domingo (24).

 

O estudo realizou uma análise do perfil de candidatura das pessoas eleitas entre 2016 e 2020, com recorte de gênero e raça. O relatório também leva em consideração a escolaridade, profissão, filiação partidária, distribuição regional e porte de municípios, a partir de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Menos de 14% das candidaturas para as prefeituras no Brasil são realizadas por mulheres, segundo o estudo. Sobre as eleições legislativas dos municípios, o gênero feminino ocupa 35% das candidaturas às câmaras municipais.

 

Atualmente, 978 municípios (18%) não possuem mulheres eleitas nas atividades legislativas locais. 

 

Na Bahia, o número de mulheres candidatas nas eleições municipais cresceu mais de 180% entre 2000 e 2020. Em Salvador esse número é ainda maior, com altas de 471,9% ao longo do mesmo período analisado (relembre aqui).

 

Vale lembrar que o Congresso Nacional aprovou neste ano a obrigação da destinação de 30% do Fundo Eleitoral para as candidaturas femininas, como uma forma de incentivo.

 

EQUIDADE RACIAL

Em relação a equidade racial, o mesmo levantamento afirma que a paridade entre raças pode levar cerca de 20 anos, caso seja mantido o ritmo das últimas eleições do Brasil.

 

Nas últimas eleições, as candidaturas negras foram maioria (51,5%) pela primeira vez na história, segundo o levantamento. 

 

Porém , no Brasil, apenas 6,3% das vereadoras são negras e 57% dos municípios não possuem parlamentares pretos em sua composição legislativa.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Lula retorna de giro internacional com previsão de viagens só em 2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retorna ao Brasil nesta terça-feira (5) após participar da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes, e visitar mais três países - Arábia Saudita, Catar e Alemanha – onde assinou acordos bilaterais e se reuniu com empresários, na busca de

PGR vê impedimento de Kassio em ação sobre terra indígena Apyterewa, no Pará

A Procuradoria-Geral da República requereu que o ministro Kassio Nunes Marques seja declarado impedido para julgar um processo no qual ele havia determinado - quando ainda era desembargador federal - a suspensão de ações ligadas à reintegração da posse das terras dos índios Parakanã, da aldeia Apyterew, no Pará. De acordo com a subprocuradora Maria

Fux autoriza inquérito para investigar se Janones operou esquema de rachadinha

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta segunda-feira, 4, a abertura de um inquérito para investigar se o deputado André Janones (Avante-MG) operou um esquema de rachadinha. "As medidas de investigação têm o condão de trazer paulatinamente, ao processo investigativo, evidências tais que, uma vez justapostas e analisadas criticamente, possam aclarar